sábado, 19 de setembro de 2015

Por que Homens e Mulheres Traem?

Série Ensaios: Sociobiologia

Por Marina Sech de Carvalho.
Acadêmica Biologia


No ano de 2012 o site VEJA ABRIL noticiou o caso de infidelidade da atriz Kristen Stewart, que namorava o ator Robert Pattinson e foi fotografada aos beijos com o diretor Rupert Sanders. Em entrevista para a revista Elle, Kristen falou  Na conversa, Kristen confessou que desejava passar por uma mudança radical. "Você pode aprender muito de coisas ruins. Eu me sinto entediada. Eu penso: 'Por que tudo é tão fácil para mim?'", desabafou Kristen para a edição de junho da publicação. "Mal posso esperar para algo muito louco acontecer comigo. Apenas a vida. Eu quero que alguém apronte comigo", completou a atriz numa declaração profética do que estava por vir.


A monogamia é uma raridade entre a maioria dos animais. Não é diferente com o homo sapiens. Ou você nunca pensou em trair, bicho?
Traição é uma palavra pequena que pode causar grandes estragos emocionais. Em algumas pesquisas chegamos a algumas conclusões e dados interessantes, como por exemplo, os Brasileiros são os mais infiéis da América Latina, e que homens que traem têm QI mais baixo, e que as mulheres sempre contam para as amigas sobre algum affair.
As razões que levam alguém a trair vão desde puro desejo sexual até vingança contra o parceiro, ou busca de novas experiências. O especialista Gary Neuman, autor do livro “The Truth About Cheating” (“A verdade sobre a traição”), diz que 92% dos homens que traem não fazem isso apenas para ter sexo, e sim por sentir-se desvalorizado no casamento ou distante da esposa.
Ainda não existe nenhuma pesquisa que confirme que a traição tem alguma explicação hormonal, porém alguns cientistas defendem a ideia de que os homens que traem têm níveis mais altos de testosterona.

A organização da sociedade, estuda a posição social do casal, dividido em 2 termos .O  apareamiento é: a união entre mulheres e homens que tem como fim primordial a satisfação sexual. Costuma ser esporádico e nunca impõe obrigação ou responsabilidade de tipo familiar. Um exemplo típico é o caso dos samoanos da Polinésia (Samoa), porém, estes apareamientos não costumam terminar em casamento.
De fato, o casal é o principal mecanismo cultural que se encarrega de assegurar a continuidade da família e daqueles outros agrupamentos baseados no parentesco.

Para as fêmeas, não é apenas gestá-la durante meses que parecem intermináveis ou chocar um ovo num ninho. É alimentar o embrião, depois feto, em seguida filhote. E protegê-lo de intempéries ou da sanha de predadores, naturais ou não. “Os machos, na maioria das espécies, não têm o mesmo comprometimento”, que considera os humanos menos solidários que seus parentes mamíferos.
Acredita-se que humanos são menos inclinados ao investimento parental que outros animais, o que os tornaria mais propensos à poligamia do que outras espécies. Devido ao seu baixo investimento parental, os machos tendem à volúpia e à variedade – quanto mais, melhor.  A frequência sexual de um hamster macho declina rapidamente quando ele dispõe de apenas uma fêmea; torna-se lento, pouco receptivo, entediado. Porém, quando se introduz mais uma fêmea no pedaço, ele volta a apresentar apetite sexual. “Não existe evidência de que todo acasalamento é estritamente monogâmico”
Eu como acadêmica de biologia acredito que o caso de infidelidade que existem nos humanos vem em decorrência à falta de respeito e aos níveis de testosterona geradas no corpo, como visto em algumas pesquisas, já os casos de infidelidade dos animais acredito que seja alguma adaptação ao ambiente e sobrevivência da espécie, pois não existe nenhum estudo que demonstre que isto ocorre por níveis hornomais ou algo assim.

O presente ensaio foi elaborado para a disciplina de Etologia II tendo como base as seguintes referências:
Disponível em http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/em-primeira-entrevista-publicada-apos-traicao-kristen-stewart-diz-que-sofre-com-fama/ >
Disponível em http://ccwygl.com/content/o-mito-da-monogamia-fidelidade-e-infidelidade-entre-pessoas-e-os-animais-here-receive-ebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário