Qual será a origem do aniversário? você já pensou nisso?


Devido a finalidade desse blog ser refletir etologicamente sobre os acontecimentos do dia-a-dia, eu não poderia de deixar de levantar a reflexão sobre o aniversário, uma vez que essa semana foi o meu.... E vocês? Gostam de aniversário? Tem gente que curte uma festa, faz mais de uma para comemorar cada aniversário... Tem gente que aproveita esse momento para reflexão, se recolhe e faz uma avaliação da sua vida até esse momento e traça novas metas; tem gente que entra em depressão, pois ao invés de contar mais um ano, conta menos um ano na sua jornada nesse planeta; tem gente que é triste por nunca ter ganhado uma festa surpresa; enfim... o que de fato representa “o dia do aniversário” é algo muito cultural, muito pessoal, muito variável... mas podemos ir mais afundo? Que bases biológicas estão implícitas nesse dia? Em primeiro lugar a noção de tempo, depois de passado e futuro e por fim de finitude. Segundo informações populares a origem da comemoração do aniversário está relacionada com magia (as velas simbolizam ligação com espiritual e proteção) e religião, embora na bíblia (registro das primeiras sociedades) sejam relatados apenas dois casos e ainda não bem sucedidos e até o quarto século ser considerado costume pagão. A palavra "aniversário" é de origem latina = annus (ano) + vertere (voltar) = "aquilo que volta todos os anos". Provavelmente a celebração em si teve início na Grécia, através da homenagem da Deusa da caça, Artémis, com bolo iluminado por velas para simbolizar o luar. O costume alcançou os camponeses europeus (Alemanha) na Idade Média, que celebravam o aniversário das crianças com um bolo com velas simbolizando a idade da criança.
O que me pergunto é em que momento o Homo sapiens começou a ter uma consciência do ciclo anual em torno da sua própria existência. A existência de ritmos naturais ou ritmos biológicos é bem conhecida, os animais sincronizam suas atividades de acordo com os ritmos anuais, lunares, cicardianos, bem como ritmos internos relacionados com o metabolismo de cada pessoa, em que determinadas proteínas são sintetizadas em certos ritmos, resultando nas peculiaridades individuais. Poderíamos de uma forma bem romântica relacionar esses ritmos com os ritmos musicais... e não é que em a Harmonia do Mundo, Marcelo Gleiser conta a história do astrônomo luterano Johannes Kepler, apresenta sua teoria sobre a harmonia dos movimentos dos planetas na sinfonia cósmica arquitetada por Deus. A idéia é que expressão matemática da velocidade e tamanho dos planetas é semelhante com as das notas musicais... ou seja, o universo possui um ritmos de movimento similar com as sinfonias... teria tudo um ritmo só?
Bom, para poder saber o dia do aniversário, é preciso um calendário, provavelmente o calendário mais antigo do mundo date do ano 689 no Japão, porém apesar da utilização de diferentes símbolos na confecção de seus calendários, diferentes culturas tiveram os seus, com a semelhança de se basearem nos movimentos aparentes dos dois astros mais brilhantes, na perspectiva de quem se encontra na Terra - o Sol e a Lua para, assim, determinar as unidades de tempo: dia, mês e ano. O ano é o período de tempo necessário para que a Terra faça um giro ao redor do Sol totalizando cerca de 365 dias e seis horas. Devido a facilidade de observação das fases lunares e aos cultos religiosos em muitas sociedades estruturaram seus calendários de acordo com os movimentos da Lua.
Para poder ter aniversário é preciso transceder se localizar no passado, presente e futuro... é preciso ter auto-consciência e consciência social para que se faça a reflexão sobre a própria existência. Essa é uma estratégia social interessante, pois permite que pelo menos uma vez ao ano cada um tenha seu momento de destaque social em que é homenageado pelos demais integrantes do grupo, em que todas as atenções estão voltadas para si... Mas a dúvida de como e quando surgiu e com qual finalidade ainda persiste... Ajude na reflexão... afinal uma vez por ano você também é aniversariante....