Série Ensaios: Bioética Ambiental
Por Renata Bicudo Molinari
Por Renata Bicudo Molinari
Mestranda do
Programa de Pós Graduação em Bioética da PUCPR

Essa escassez de
trabalhos publicados sobre o tema nos faz pensar sobre o interesse das concessionárias
em não estimular e até coibir estudos que demonstrem o impacto de seus
empreendimentos sobre os ecossistemas naturais. Podemos dizer, portanto, que a falta de
estudos destinados a identificar o real impacto das rodovias sobre as espécies
e o ecossistema está intimamente ligada à negação por parte das concessionárias
em permitir a liberação de dados que possam gerar uma visão negativa da empresa
e sua ação destrutiva sobre o meio ambiente Aumentando, assim, sua
vulnerabilidade e reforçando a percepção de que o que é realmente levado em
conta para elas é a questão econômica.
As medidas mitigadoras mais usadas atualmente
ao nível mundial são as passagens superiores de
fauna, passagens subterrâneas, sinalização luminosa nos pontos
próximos à Unidades de
Conservação
e redutores de velocidade, mas para que essas medidas sejam eficientes, é
preciso identificar quais espécies usariam ou não uma ou outra passagem e se a
sinalização e os redutores de velocidade seriam fiscalizados adequadamente. Além
disso, é importante fazer ações de educação ambiental com a comunidade próxima
às rodovias e estradas e com os motoristas que as usam mostrando a importância de
se preservar a fauna local e de se respeitar as sinalizações e redutores.
O presente ensaio foi realizado
para a disciplina de Temas de Biologia e Bioética, tendo como base as seguintes
obras:
BAGER,
A., MAIA, A. C. R., D’ANUNCIAÇÃO, P.E., COSTA, A. Projeto malha – manual para
coleta de campo.Lavras/MG: Universidade Federal de Lavras, Lavras/MG.Disponível
em:
Acesso em: 17 ago 2014.
BAGER, A., ROSA, C. A.Priority ranking of road sites
for mitigating wildlife roadkill. Lavras/MG:
Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas, 2010. Disponível em: <
http://cbee.ufla.br/portal/arquivos/a-biota-neotrop-2010-bager.pdf> Acesso
em: 17 ago 2014.
CARVALHO,
F.M.F., PESSINI, L., JÚNIOR, O.C. Reflexões sobre Bioética Ambiental. São
Paulo: O mundo da saúde. N. 30, v. 4., pg. 614-618. 2006. Disponível em: < http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/41/12_Reflexoes.pdf>
Acesso em: 17 jul 2014.
CENTRO
BRASILEIRO DE ESTUDOS EM ECOLOGIA DE ESTRADAS. Universidade Federal de Lavras,
Lavras/MG. Disponível em: Acesso em 17 ago
2014.
FIGUEIREDO,
E. M. Uma estrada na reserva: Impactos socioambientais da PA-136 em Mãe Grande,
Curuçá (PA).Belém, PA: Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da
Universidade Federal do Pará, 2007. Disponível em: < http://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/2915/1/Dissertacao_EstradaReservaImpactos.pdf>
Acesso em: 11 ago 2014.
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S. F., OBARA, A. T. Levantamento de animais silvestres atropelados na BR- 277
às margens do Parque Nacional do Iguaçu: subsídios ao programa multidisciplinar
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http://faunativa.com.br/downloads/impactos/animais_atropelados_em_rodovias.pdf>
Acesso em: 20 ago 2014.
MAZZOLLI,
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http://www.projeto-puma.org/Mazzolli_rodoviaSCT477Parecer.pdf> Acesso em: 10
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DO MEIO AMBIENTE. Projeto Corredores Ecológicos. Brasília/DF, 18 ago 2014.
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http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/programas-e-projetos/projeto-corredores-ecologicos/conceitos>
Acesso em: 18 ago 2014.
PORTAL
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Acesso em: 10 ago 2014.
TENÓRIO,
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Federal em Santa Catarina, 2008. Disponível em:
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SISTEMA
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Federal de Lavras, Lavras/MG. Disponível em: <
http://issuu.com/portal.cbee/docs/manual_urubu_mobile> Acesso em: 07 ago
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SPATIAL EVALUATION OF ROAD MORTALITY SOFTWARE –
SIRIEMA. Porto
Alegre: Laboratório de Ecologia de Populações e Comunidades. Disponível em:
< http://www.ufrgs.br/siriema/index.php?option=com_content&view=frontpage&lang=pt>
Acesso em: 07 ago 2014.
WWF
– Brasil. O que é desenvolvimento sustentável? Disponível em:
Acesso em: 21 ago 2014.
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