por Alex Aparecido da Silva
Biólogo, Psicólogo e Professor da Rede Pública de Ensino do Paraná
No dia 22 de novembro de 2024 os estudantes da Liga de Ciências, do Colégio Estadual Lucy Requião de Melo e Silva (Fazenda Rio Grande, PR), participantes do programa Paraná Mais Ciência, participaram de uma aula de campo na PUCPR. As atividades naquela tarde foram organizadas e desenvolvidas através da parceria entre o Colégio Lucy e a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (SBB), apoiados pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética (PPGB). Os objetivos foram contextualizar o raciocínio científico dos estudantes ao âmbito acadêmico do ensino superior e introduzi-los às dimensões da ética na pesquisa.
Os 23 estudantes e sua orientadora, Prof. Dra. Suelen Rego, foram recebidos nos laboratórios e museus de anatomia humana e zoologia da PUCPR, onde lhes foram apresentados, pela equipe da universidade, os procedimentos técnicos para o manejo daqueles materiais, bem como as condutas adequadas à sua utilização nas pesquisas e aulas nos cursos de graduação e pós-graduação. Os estudantes puderam compreender, desde então, alguns limites que precisam ser respeitados nos estudos que demandam a utilização de corpos humanos e de animais não-humanos. Como fechamento, o grupo do Colégio Lucy foi recebido no anfiteatro pelo Prof. Dr. Thiago Cunha, do PPGB, também presidente da SBB do Paraná, que ministrou a palestra “A ética em pesquisa envolvendo seres humanos”, apresentando em perspectiva histórica os avanços e os principais determinantes do senso de ética e suas implicações para a pesquisa, utilizando-se de metodologia e linguagem adequadas e totalmente compreensíveis pelos estudantes, que demonstraram engajamento ao participarem com suas questões a afirmações, em uma atitude dialogante. Como feedback, os estudantes e a professora afirmaram quão significativa foi aquela tarde, tendo em vista o propósito da Liga Científica do Colégio Lucy e seu contexto no Programa Paraná Mais Ciência. Os relatos perpassaram desde o interesse pelas áreas de estudo compreendidas nas visitas aos laboratórios, até a preocupação em definirem temas de pesquisa relevantes para a construção de uma sociedade mais justa. Desse modo, atestaram o sucesso inicial dessa parceria entre o Colégio Estadual Lucy Requião de Melo e Silva, a PUCPR e a SBB do Paraná.
Segundo o Dr. Thiago Cunha "A visita dos estudantes do Colégio Estadual Lucy Requião de Melo e Silva à PUCPR, durante a I Feira Científica e Cultural Interdisciplinar, foi uma experiência marcante e cheia de aprendizados. A Sociedade Brasileira de Bioética - Regional do Paraná (SBB-PR), que tenho a honra de presidir, enxerga ações como essa como fundamentais para concretizar um dos objetivos centrais de nossa gestão: aproximar os debates bioéticos de territórios historicamente excluídos, como as escolas públicas. Tive a oportunidade de ministrar uma palestra sobre Ética na Pesquisa Científica, um tema crucial nos dias de hoje, marcado por grandes avanços científicos e, ao mesmo tempo, por desafios éticos que exigem reflexões profundas. Durante a conversa, abordamos questões como a importância da integridade científica, a responsabilidade dos pesquisadores e os impactos das inovações tecnológicas nas pessoas e no meio ambiente. No entanto, o ponto mais especial foi, sem dúvida, o diálogo com os estudantes. As perguntas que surgiram, carregadas de senso crítico e curiosidade, demonstraram um engajamento surpreendente e deixaram claro o enorme potencial desses jovens. Saio dessa experiência com a certeza de que esses encontros são fundamentais para ampliar os horizontes da bioética e inspirar novas gerações a refletirem sobre os dilemas éticos que moldam nosso presente e futuro".
Nenhum comentário:
Postar um comentário