A longa marcha dos grilos canibais


O biólogo Molecular Fernando Reinach tomou uma iniciativa fantástica e que eu tinha muita vontade de fazer e até tento com esse Blog. Ele publicou um livro de crônicas sobre trabalhos científicos contemporâneos. Segundo o autor a ciência não deve ser um assunto tratado com tanto formalismo e seriedade, na verdade todos os protocolos e padrões impostos para os profissionais desse meio só contribui para o seu isolamento e o afastamento da população e dos outros profissionais da vivência dessas descobertas. Reinach quebra essa barreira e faz a ponte entre a academia e a vida diária transformando os textos sérios e densos em divertidas crônicas, colocando obviamente um toque pessoal nas suas observações. Eu estou lendo esse livro e gostando bastante, pois apesar da sua leveza, levanta inúmeras reflexões... Eu ganhei esse livro semana passada de uma aluna querida da psicologia... cuja dedicatória irei transcrever abaixo. A identidade dela eu vou deixar em aberto caso queira se manifestar. Fiquei muito honrada, feliz e lisonjeada com a homenagem.

Á professora Marta Fischer. Sinto-me honrada por tê-la conhecido e tê-la como professora. Você transmite domínio e profundo conhecimento da etologia, além de contagiar quem a ouve. Prova disto é que tudo o que vejo relacionado a etologia, me chama atenção e lembro de você, como este livro. Espero que seja boa leitura. Com carinho!