H1N1 – qual é a tua reflexão?


Quantas reflexões a gripe suína tem levantado???? Pelo menos por onde ando tenho encontrado diferentes pontos de vista e diferentes abordagens dessa nova situação e provavelmente eu não me deparei nem com 1/10 do que deve estar rolando por ai.

Um professor amigo meu se extasiava por estar vivendo um momento histórico, a passagem de uma peste... até então conhecida por nossa geração pelos livros de história... peste bubônica, peste negra, gripe espanhola...

Outras pessoas se impressionam com a fragilidade humana diante de um organismo tão pequeno... e daí vem a mente dos filmes de ficção cientifica “o dia em que a terra parou” “eu sou a lenda” e por ai vai... O Ser-Humano desde o início dos tempos vem buscando controlar e dominar a natureza e talvez sua meta mais ambiciosa seja ter poder sobre a vida e a morte. Casos como o que estamos vivendo agora desafia o homem... Mas será que todos estão conscientes do que essa pandemia representa? Eu vejo crianças nos shoppings e mercados... pessoas que dizem não temer... outras justificam dizendo que a gripe comum mata mais que essa... Por outro lado ouvimos relatos de pessoas próximas e saudáveis que morreram com 20, 30 anos... por mais distante que esteja, por menos letal que ela seja, daqui a pouco podemos conhecer ou sermos vitimas.

Será que todo esse alarde é manipulação da indústria farmacêutica (como mostra o vídeo abaixo) ou será que a situação é mais feia do que imaginamos e estão escondendo o jogo para não criar alarde?

Movimentos ambientalistas alertam para conseqüências nos métodos de produção em massa tanto de suínos quanto de outros animais, em que se abusam da inseminação artificial, de antibióticos, vitaminas, estimulantes de apetite e hormônios de crescimento fora a elevada densidade de animais. Será essa apenas mais uma das conseqüências das inconseqüentes ações humanas? Há quem afirme que é Gaia se vingando.... Tudo isso já estava escrito nas antigas escrituras???

Estava lendo o material disponível na internet sobre a H1N1 e é impressionante a diversidade de informações e de previsões a respeito dessa e de todas as outras conseqüências da ação humana sobre a natureza. Poderíamos listar milhares de outras ações que sofremos diariamente seja no âmbito físico, econômico, social ou psicológico que aos poucos são conduzindo a nossa evolução. Talvez não nos demos conta por não ser tão evidente ou não ser tão exaltado pela mídia. Eu acho esse um excelente momento para reflexão, principalmente por muitos estarem em “férias suínas”. E vc? Qual é a sua reflexão?