terça-feira, 21 de novembro de 2023

Espiritualidade e comportamento

 por Isabella Karine Bueno, Laíse Dec Salvego e Mikhaela Muller.


Formandas em biologia


Matéria:https://claudia.abril.com.br/noticias/cientistas-exploram-o-poder-de-cura-da-energia-das-maos

Mas será que a espiritualidade tem o poder de curar doenças? Um experimento realizado pela Faculdade de Medicina da USP, usou o reiki para testar se era possível com ele curar o câncer em ratos. Os ratos dos experimentos foram divididos em três grupos: um que não passou por tratamento algum, outro que foi tratado pela imposição de mãos do reiki, por 10 minutos diariamente e outro que ficou coberto por luvas térmicas. Foi demonstrado que os ratos que receberam reiki tiveram a capacidade de destruir os tumores pelo o seu sistema imunológico. Matérias com títulos com os abaixo noticiaram os resultados da pesquisa (GARÉ, 2008).Religião e espiritualidade são conceitos relacionados, mas têm diferenças distintas que definem suas características e abordagens. Em primeiro lugar, uma religião é geralmente uma estrutura organizada de rituais e práticas compartilhadas por um grupo de pessoas. Ela muitas vezes inclui uma posição de líderes religiosos, textos sagrados e uma comunidade de seguidores que aderem a um conjunto específico de doutrinas e dogmas. A religião tende a fornecer orientações claras sobre como adorar, o que é certo e errado e como se relacionar com um ser supremo ou divino. (ALVES, 2010).
Por outro lado, a espiritualidade é uma experiência pessoal e subjetiva de busca de significado, propósito e conexão. Ela não está necessariamente ligada a uma religião, e as pessoas espirituais podem adotar uma variedade de opiniões e práticas. A espiritualidade valoriza a experiência individual, a introspecção e a conexão pessoal, e não é limitada por dogmas ou estruturas religiosas formais (SOAREAS, 2019). A espiritualidade pode ser praticada de maneira mais flexível e informal, como meditação, oração individual ou contemplação da natureza. Além disso, a espiritualidade pode ser uma jornada solitária ou compartilhada com outros de maneira mais fluida (PANZINI, 2007).
Quando se trata do poder de cura da espiritualidade, muitas pessoas acreditam que a espiritualidade pode ter um impacto positivo na saúde física, emocional e mental, ajudando para a cura de algumas enfermidades como, bem- estar emocional (ajudando as pessoas a enfrentar desafios emocionais), redução do estresse (a prática de meditação pode ajudar a reduzir o estresse e promover a tranquilidade mental, podendo diminuir os níveis de cortisol), resiliência (a espiritualidade pode ajudar as pessoas a desenvolver a capacidade de lidar com adversidades de maneira eficaz), promoção de hábitos saudáveis (algumas tradições espirituais enfatizam a importância de cuidar do corpo como um templo sagrado) entre muitas outras coisas (DI BIASE & ROCHA & SÉRGIO, 2004).
Porém, ainda são necessários mais estudos com relação a prática, pois ainda não existem evidências suficientes que apoiem tal resultado. Outros 205 estudos com uso da prática de reiki foram analisados em uma revisão de literatura publicada em 2008, e essa mostrou que apenas nove desses estudos utilizaram bons critérios de metodologia de análise. Assim, pode ser que o reiki realmente tenha efeitos positivos no tratamento de doenças, mas ainda são necessárias análises mais criteriosas dos resultados (GARÉ, 2008).
Apesar de ainda não existir comprovação científica sobre a validade da espiritualidade na cura de doenças, é claramente observado os efeitos dela na sociedade. Ainda não se sabe se outros animais além dos seres humanos utilizam da espiritualidade em suas relações sociais, mas nos seres humanos ela vem como um ferramenta de formação de grupos e de identificação, em que cada indivíduo sente no que deve acreditar e encontra um grupo social com as mesmas crenças e isso fortalece as relações entre indivíduos. A espiritualidade tem mais relação com o psicológico, já que vai da experiência de cada pessoa, porém na evolução, como componente etológico, foi possível ver civilizações inteiras crescendo em torno da espiritualidade, de uma crença.
A espiritualidade é uma característica humana, a complexidade da mente humana foi capaz de desenvolvê-la. Como futuras biólogas entendemos que ela é uma maneira de bem-estar em que os indivíduos se sentem parte de um grupo, algo importante para a vida em sociedade. Além disso, apesar de não existirem provas da espiritualidade em outros animais é algo interessante de ser explorado e talvez descoberto.

Esse estudo foi elaborado para a disciplina de Biologia e Evolução do Comportamento Animal, tendo como base as obras:


ALVES, Rubem A. O que é religião?. Edições Loyola, 2010.
DI BIASE, Francisco; ROCHA, Mario Sergio; SÉRGIO, M. Ciência Espiritualidade e Cura. Psicologia Transpessoal e Ciências Holísticas, Rio de Janeiro: Editora Qualitymark, 2004.
PANZINI, Raquel Gehrke et al. Qualidade de vida e espiritualidade. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), v. 34, p. 105-115, 2007.
GARÉ, Ricardo Rodrigues. Efeitos do reiki na evolução do granuloma induzido através da inoculação do BCG em hamsters e do tumor ascítico de Ehrlich induzido em camundongos. 2008. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
SOARES, Alice Ribeiro Soares Ribeiro; SABIÃO, Roseline; FERREIRA, Guilherme. Psicologia, religião e espiritualidade. Psicologia e Saúde em debate, v. 5, n. Suppl. 1, p. 43-51, 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário