sábado, 14 de novembro de 2020

A educação Ambiental em foco na #bioética.em.foco

Série: Instagram #Bioética.em.foco


Educação ambiental para promover a conservação ambiental é papo de eco chato, será? 🤔

Por Andressa Cordeiro Riceto



Você já parou para olhar a sua volta, os parques, praças e a arborização na sua cidade, esses locais dão uma sensação agradável, de sentir ar puro, de lazer, tranquilidade. 🍃🏞️🌳

Porém, muitas vezes moradores de áreas rurais percebem a conservação de áreas verdes com uma visão negativa, relacionando com prejuízos à agropecuária 🌾🐄.
Muitas vezes a presença de animais silvestres próximo as residências são relacionadas a doenças. Portanto, esses ambientes são vistos apenas como status de conservação. Porém, é importante dizer que as áreas de preservação (rurais ou urbanas) são essenciais para a vida no planeta, não somente para fins de conservação, mas também para garantir uma boa qualidade de vida a todos os seres vivos incluindo os seres humanos. A preservação dos recursos hídricos, por exemplo, é fundamental para manter o equilíbrio dos ecossistemas, evitando o surgimento de doenças. Essa constatação é representada na situação atual da pandemia do corona vírus 😷 que foi potencializada com o desmatamento, caça e consumo de animais silvestres.
Não há motivo para os moradores rurais acharem que perdem dinheiro por não poder explorar economicamente as terras, pois o ecoturismo atualmente é uma alternativa às populações que vivem próximas a esses locais. 🏞️

Quer saber mais sobre essas questões? Os autores Marta Fischer, Lays Parolin, Thalita Vieira, e Flávia Gabardo realizaram um estudo demonstrando que entender a percepção das pessoas sobre essas questões é fundamental para elaborar estratégias de educação ambiental, demonstrando que ela é peça-chave para que a população compreenda a relação de equilíbrio com a natureza 🌍 promovendo a conservação e o diálogo com a comunidade sobre essas questões🗣️.
Convido você a ler o artigo das autoras para entender um pouco mais sobre o tema, o artigo está disponível no link da bio do perfil!
Vem interagir com a gente, comente sua opinião sobre o tema! O que você pensa sobre as áreas verdes? Você já praticou ecoturismo? Onde?



Por Marta Fischer

Com certeza você deve saber o que é “educação ambiental” e muito provavelmente participou de alguma ação - seja na escola ou fora dela. A educação ambiental está em todos os lugares: zoológicos, museus, ações públicas e até dentro de casa! Porém a perspectiva da educação ambiental vai muito além do que apenas ter informação sobre as ações do homem, sobre a natureza e ser sensível as consequências de uma exploração predatória dos recursos naturais - seja eles minérios, solo, água, animais ou plantas! Seja uma exploração mais invasiva como a destruição das florestas ou a emissão de gases que causam o efeito estufa, seja ações individuais de como utilizamos a água, consumimos e geramos resíduos ou tratamos os animais e as pessoas. A Educação ambiental vai além de uma mudança de conduta individual pensando no bem da natureza... é uma mudança de conduta pensado com a cabeça coletiva! É cidadania! É tomar decisões utilizando valores e princípios comuns com aqueles que dividem com a gente a nossa comunidade - seja nossa vizinhança, nosso estado, nosso país ou nosso planeta. Imagino que você tenha entendido essa mensagem! Não há educação ambiental sem bioética ambiental! A bioética ambiental somará a todos os processos da educação ambiental, uma vez que trata a perspectiva dialogante, mediadora e deliberativa visando a mitigação da vulnerabilidade - seja ela da natureza, do cidadão e do próprio educador ambiental. Os pesquisadores Robiran dos Santos-Jr e a Marta Fischer realizaram uma pesquisa avaliando a inserção da bioética na fundamentação da educação ambiental, e embora em um primeiro momento pareça um texto denso e distante do nosso dia-a-dia, nos traz a reflexão da importância da fundamentação ética na concepção de práticas ambientais. Os autores propuseram a criação de comitês de bioética ambiental nas escolas congregando educadores, educandos, equipe pedagógica, sociedade, comércio e governo em uma equipe multidisciplinar que identifica vulnerabilidades na realidade local, refletem e efetivam medidas mitigatórias. Quer saber mais? Leia o artigo no link disponibilizado no nosso Insta e deixe aqui seus comentários.
#educacaoambiental






por Andressa Cordeiro Riceto

Você, professor, profissional da educação, palestrante, educador ambiental provavelmente já passou por alguma dificuldade para elaborar atividades dinâmicas que atraíssem a atenção dos estudantes, crianças, enfim do publico alvo.
E na educação ambiental não é diferente, pois é uma área pouco explorada e há constante dificuldade em escolher atividades que promovam a sensibilização e transformem o pensamento dos estudantes.
Dessa forma, o teatro é uma ferramenta de comunicação, que utiliza a encenação de forma descontraída para aproximar o público da realidade, atraindo sua atenção.
O teatro tem como finalidade passar uma mensagem e aprendizado levando a reflexão sobre as questões, transformando o pensamento e as atitudes de cada um e, portanto, promovendo a formação de cidadãos mais conscientes e éticos.
Essa ferramenta permite entender a importância da relação do homem com a natureza, da conservação e do papel dos cidadãos, ressaltando que atitudes simples como: separar o lixo e não desperdiçar água, podem ser fundamentais para o planeta e para garantir dignidade de vida as gerações futuras 🌍.
Os autores Thierry Betazzi Lummertz e Marta Fischer discutiram sobre a eficiência do teatro na educação ambiental na promoção de mudanças comportamentais da sociedade, se você ficou interessado e deseja ler mais sobre o tema acesse o artigo que está disponível no link do perfil. 😉

Se você gostou curte, envie para um amigo e comente sua opinião sobre o teatro no ensino, vamos interagir!
#bioética #educação #educaçãoambiental







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