Você sabe como está a situação dos pets na pandemia?


Série Ensaios: Bioética Ambiental 

Por Andressa Cordeiro Riceto. 
Graduanda de Biologia 



O Blog Canal do Pet veiculou a notícia: “Jovem salva animais deixados para trás na quarentena em Wuhan”, que foi publicada no dia 03/04/2020 e retrata sobre casos de abandono de pets durante a pandemia.

A pandemia do COVID-19 revelou que há diferentes perspectivas em que os animais estão inseridos quando estão em convívio com o ser humano. Dessa forma, é possível verificar condições prejudiciais a esses seres vivos tão dependentes, gerando um aumento no abandono dos animais de estimação. No entanto, também foi possível visualizar que os pets também estão envolvidos em condições benéficas, como por exemplo, os pets servindo de companhia nesse período de isolamento, além de situações em que são usados como cães de serviço como terapeutas ou agentes tranquilizantes aos médicos ou pessoas doentes e, por último, foi observado uma situação em que os pets foram salvos a beira da morte durante a quarentena.

Sabe-se que o convívio do homem com os animais já existe a um bom tempo, principalmente com os animais de estimação, como por exemplo, cães e gatos, estes estão presentes no cotidiano do ser humano propiciando companhia e descontração (LAMPERT, 2014). Por isso, os pets estão sendo agentes importante para muitas pessoas, diminuindo a solidão além de ser um passatempo nessa fase de isolamento e distanciamento em que a maioria das pessoas está passando boa parte do tempo em casa.

Além disso, os animais estimulam positivamente na saúde mental através da capacidade de transformar um ambiente conturbado em um momento tranquilizante, proporcionando auxílio para pessoas em tratamentos na área médica, por exemplo, como cooterapeutas ou em procedimento médicos (LAMPERT, 2014). No contexto clínico, recentemente, surgiram estão estudos para utilizar cães farejadores para detectar a presença do COVID-19 em pessoas infectadas, procedimento que já é utilizado para a detecção de outras doenças tais como a Malária e o Câncer de próstata. A pesquisa ainda está análise para comprovar a eficácia e iniciar os treinamentos dos cães, no entanto, tudo indica que será um método rápido podendo detectar qualquer pessoa que esteja com o vírus presente no organismo. Além disso, a notícia: Labrador leva conforto para médicos durante combate ao corona vírus relata que um cachorro está levando um pouco de alegria e descontração para os médicos que estão na linha de frente no combate ao COVID-19, demonstrando que os cães podem auxiliar nesse momento de tensão, dando apoio emocional aos humanos. Nesse sentido, a comunicação homem-animal cria um vínculo afetivo, proporcionando o bem-estar e leveza no ambiente e dia-a-dia das pessoas e do animal em diferentes situações.

No entanto, situações fora de controle geram um desequilíbrio nessa relação humano-animal, causando condições negativas (maléficas) aos vulneráveis, que neste caso, são os animais domésticos, como por exemplo, o abandono de pets devido a diferentes motivos. Nesta perspectiva, como relatado na notícia: Jovem salva animais deixados para trás na quarentena em Wuhan a pandemia de COVID-19 gerou uma situação inusitada em que pessoas da cidade Wuhan, na China precisaram sair de suas casas por motivos de evacuação, evitando a disseminação do vírus ou até mesmo por estarem internadas em hospitais devido ao contágio com a doença. Essa circunstância ocasionou uma situação prejudicial aos animais de estimação, pois com os donos fora de casa os pets foram abandonados em suas casas passando por situações de fome, adoecimento e descuidado.

Contudo, para amenizar essa situação de abandono um jovem oferece-se voluntariamente a se deslocar até as residências para alimentar e realizar cuidados de higiene e dar um pouco de carinho aos animais que estavam perecendo, como uma atitude de cuidado e ética com esses seres que são tão inerentes ao homem atualmente. Segundo BARATELA (2014), no biocentrismo o homem deixa de ser o centro do Universo ao se deparar com limites ao utilizar os outros seres vivos. Assim, o biocentrismo desenvolveu-se a partir do conceito da ética da vida, na qual todo ser vivo, animal ou vegetal, está incluído(NOGUEIRA, 2012 apud BARATELA, 2014). Portanto, ao realizar essa atitude, o jovem aplicou o conceito biocêntrico arriscando sua vida, expondo-se ao vírus para cuidar dos animais vulneráveis nesse período de isolamento social.

Eu como estudante de biologia e estagiária do grupo de bioética ambiental creio que situações pandêmicas como a que estamos vivendo geram diversas situações maléficas, porém, ao contrário do que se pensa, também é possível observar situações positivas para ambos os lados na relação humano-animal, em que os animais são extremamente essenciais para vida humana, auxiliando os em momentos difíceis de desgaste mental, demonstrando que o convívio com os pets proporciona o bem-estar e descontração à vida humana e que também os humanos são fundamentais para o bem estar dos animais, pois estes são dependentes de nós para sobreviver.

O presente ensaio foi elaborado para o estágio em Bioética, tendo como base as obras:

BARATELA, Daiane Fernandes. Ética Ambiental e proteção do Direito dos Animais. Ética Animal, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 73-93, jul. 2014. Disponível em: https://cienciasmedicasbiologicas.ufba.br/index.php/RBDA/article/viewFile/12119/8661. Acesso em: 08 ago. 2020.

ET, Canal do (org.). Jovem salva animais deixados para trás na quarentena. Disponível em: Jovem salva animais deixados para trás na quarentena em Wuhan Fonte: https://canaldopet.ig.com.br/curiosidades/especiais/2020-04-03/jovem-salva-animais-deixados-para-tras-na-quarentena-em-wuhan.html. Acesso em: 08 ago. 2020.

FRAGMAQ (org.). Entenda o que é biocentrismo e a importância do conceito para o futuro do planeta. Disponível em: https://www.fragmaq.com.br/blog/entenda-biocentrismo-importancia-conceito-futuro-planeta/. Acesso em: 08 ago. 2020.

LAMPERT, Manoela. Benefícios da relação homem-animal. 2014. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Medicina Veterinária, Veterinária, Ufrg, Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/104881. Acesso em: 08 ago. 2020.

VOGUE, Redação (org.). Labrador leva conforto para médicos durante combate ao coronavírus. Disponível em: https://vogue.globo.com/atualidades/noticia/2020/03/labrador-leva-conforto-para-medicos-durante-combate-ao-coronavirus.html. Acesso em: 08 ago. 2020.