Educação Ambiental e Uso de Animais: uma ferramenta necessária?

Serie Ensaios: Ética no Uso de Animais e Bem-Estar-Animal
Por  Tamires Diniz Bressan
Pós- graduanda do curso de Especialização em Conservação da Natureza e Educação Ambiental da PUCPR


No mês de maio, deficientes visuais atendidos pelo Centro de Reabilitação Vida Nova - entidade filantrópica mantida pelo Banco de Olhos de Sorocaba (SP) – puderam compartilhar de um "caça ao tesouro" inclusivo no Parque da Água Vermelha, onde os participantes puderam tocar em animais taxidermizados, possibilitando melhor compreensão da realidade ambiental e maior alcance de sensibilização. 
É sabido da grande importância da educação ambiental para conscientização acerca das problemáticas ambientais e aproximação das pessoas à natureza.  Muitas práticas pedagógicas vêm sido adotadas possibilitando essa aproximação e envolvimento da comunidade com o meio.   Contudo, algumas questões éticas são levantadas sobre o uso de animais nessas práticas.
 Uma ferramenta bastante utilizada é o uso de animais taxidermizados em palestras, visitas ou mesmo em sala de aula, como forma de despertar interesse e curiosidade, podendo ser abordados diversos temas acerca da fauna, importância, conservação, entre outros. No entanto há a necessidade de elucidar a importância desses animais, que um dia estiveram vivos, valorizando e respeitando-os no manuseio e atividades relacionadas. Além disso, há possibilidade de risco para as pessoas que os manipulam, já que algumas peças são preparadas com materiais químicos.

Outra atividade praticada são as visitas escolares a locais que propiciem uma vivência próxima aos animais, como por exemplo mini- fazendas. Porém, o aspecto de bem-estar animal deve ser levado em conta já que tais visitas tornam-se estressantes e exaustivas para os animais, geralmente estão expostos a muito barulho, manejo inadequado e algumas vezes a carga de trabalho.

Como futura conservacionista da natureza e educadora ambiental, acredito que atividades envolvendo  contato com a natureza são extremamente importantes para que ocorra a aproximação e sensibilização, bem como o desenvolvimento da afetividade e curiosidade sobre a fauna e o ambiente, proporcionando uma prática em que a visão sobre os animais não seja utilitarista e antropocêntrica, mas sim da expressão de sua biologia e sua importância no ecossistema.  Outras abordagens, que não         somente o uso de animais, podem ser empregadas à Educação Ambiental, como por exemplo trilhas, atividades lúdico-pedagógicas, teatros, brincadeiras, entre tantas outras que                                                             podem sensibilizar e aproximar as pessoas da natureza.

O presente ensaio foi elaborado para a disciplina Ética no Uso de Animais e Bem-Estar Animal, tendo como base as obras
Rocha, Eduardo Vemâncio; Sampaio, Adriany de Ávila Melo. PRIMEIRO ENSAIO SOBRE O USO DA TAXIDERMIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: para pessoas cegas e de baixa visão. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwif3vCk87vUAhWJjJAKHSd_Al8QFggnMAA&url=http%3A%2F%2Fwww.agb.org.br%2Fevento%2Fdownload.php%3FidTrabalho%3D1006&usg=AFQjCNEWoNdNhFYtTBjEsDq6golDgL3R1Q&sig2=pIy5-nDisDNKRLfwPvlc8A
Castellano, Maria; Sorrentino, Marcos. DEVEMOS APROXIMAR QUESTÕES SOBRE ÉTICA E DIREITOS ANIMAIS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL? O QUE PENSAM EDUCADORES AMBIENTAIS BRASILEIROS SOBRE ESSE TEMA. Disponível em:  http://www.revistas.usp.br/pea/article/viewFile/131043/127474
Fischer, Marta Luciane, et. al. BIOÉTICA AMBIENTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: LEVANTANDO A REFLEXÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO. Disponível em: http://www.sbecotur.org.br/revbea/index.php/revbea/article/view/4939/3248

Brügger, Paula. Nós e os outros animais: Especismo, Veganismo e Educação Ambiental. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/6409