terça-feira, 24 de maio de 2016

Uma lágrima te comove? Então informamos que os animais também choram!


Série Ensaios: Ética no uso de Animais



Por Amanda Rodrigues da Silva, Lisyê Alice Baena, Marília Tararthuch

Graduandas do Curso de Biologia

Filhote de elefante chora após ser pisoteado pela mãe na China


                       



 


No zoológico de Rongcheng, província chinesa de Shandong, foi relatado o caso de um filhote de elefante asiático que chorou após ser pisoteado pela sua mãe. O incidente ocorreu após o nascimento do filhote, deixando-o gravemente ferido. O animal passou a ser cuidado pelos tratadores do zoológico. Segundo Vizachri, 2001, o choro induz a lágrima, sendo elas as únicas secreções consideradas dignamente humanas. Já as outras secreções, como o suor podem ser considerados excrementos, naturais dos seres vivos. Como os elefantes que quando choram, se aproximam de nós e ficando cada vez mais difícil de não aceitar que os animais possuem emoções e sentimentos.


As emoções estão presente com os seres vivos desde o nascimento, e não dependem de fatores sociais ou socioculturais. Podem ser um conjunto de
respostas químicas e neurais produzidas quando o cérebro “normal”, recebe um estímulo que faz o “equilíbrio” ser interrompido, desencadeando a emoção e muitas vezes resultam em sensações físicas, como um soco na mesa de raiva, ou a vontade de gritar por ficar surpreso. Nas emoções se encaixam: a alegria, tristeza, medo, nojo, raiva e surpresa. Já os sentimentos são mais complexos e dependem de fatores e variáveis socioculturais, podendo ser uma ideia sobre o corpo e/ou organismo, quando este é perturbado de alguma forma pelos processos emocionais. Quando um indivíduo está no ‘sentimento’, ele decide as coisas com racionalidade, sendo uma espécie de juízo sobre as emoções. Alguns exemplos de sentimentos são: a culpa, a vergonha, a gratidão, a simpatia, a compaixão, o orgulho, a inveja, o desprezo, o espanto.

Para muitos quando se trata de emoções e sentimentos em animais, vem a ideia de que são exclusivos da espécie humana, pois conseguimos compreender através de nossa comunicação linguística, e se os animais não podem dizer o que sentem, e se não podemos os compreender, logo deduzimos que não existem, já que é mais  fácil chegar a essa conclusão do que observarmos e reconhecermos de que muitos sentimentos são semelhantes entre animais e humanos como o medo, o amor, a  coragem, a raiva, a solidariedade, entre outros.

Podemos chegar a essa conclusão através de situações e fatos registrados no mundo animal, como o exemplo dos chimpanzés que sofrem o luto da perda de um membro da família, ou dos elefantes que choram, se aproximando de nós e ficando cada vez mais difícil delimitar a barreira que nos diferencia dos outros animais.

Foi realizado uma atividade virtual e em sala no qual estudantes de biologia discutiram sobre vários temas, dentre eles se os animais possuem ou não sentimentos e emoções. Uma barreira a ser quebrada é a superioridade entre homens e animais, já que os homens utilizam a suposta falta de emoções em animais a fim de explorá-los. Estudos já realizados nos mostram que animais são sencientes e que podem expressar emoções através de respostas motoras e sentimentos quando compreendem essas respostas. No decorrer da atividade foi abordado exemplo de animais que choram, como os elefantes já citados, em ratos mantidos em laboratório que riem, o comportamento emotivo de insetos como as abelhas, e a saudade que os pets sentem dos donos.


Nós futuras biólogas acreditamos que os animas possuem sem dúvidas sentimentos e emoções, e que a sociedade busca explorar os animais, dando a desculpa que eles não possuem sentimentos e emoções.

O Presente ensaio foi elaborado para disciplina de Etologia, tendo como base as seguintes obras:
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/09/filhote-de-elefante-chora-apos-ser-pisoteado-pela-mae-na-china.html
http://www.centrodeestudos.org/sentimento-ou-emocao/
http://www.ime.usp.br/~chico/tania_quandooselefantes.pdf
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/a-quimica-corpo.htm
http://ciencia.hsw.uol.com.br/comunicacao-animal.htm
https://www.youtube.com/watch?v=AlCGKDaTyZU
http://www.linkanimal.com.br/cachorros/caes-sentem-inveja/
https://www.youtube.com/watch?v=feQBODc-lFs
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2013/11/05/clique-ciencia-alem-dos-humanos-outros-animais-podem-sorrir-ou-chorar.htm
http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/07/experiencias-sugerem-que-insetos-tem-sentimentos.html
http://www.animal-ethics.org/senciencia-secao/


Nenhum comentário:

Postar um comentário