terça-feira, 15 de março de 2016

A percepção de crianças e adolescentes sobre os Zoológicos


Série Ensaios: Ética no Uso de Animais

Por Natalia Aline Soares Artigas

Bióloga e Pós Graduada em Educação Ambiental



Menino atacado por tigre em zoológico tem o braço amputado” o acidente aconteceu no zoológico de Cascavel, no Paraná, no dia 30 de julho de 2014. Veja o vídeo da reportagem sobre o menino com as imagens dele “brincando com o tigre”.






Esse é um dos casos mais recentes de acidente com crianças em zoológicos, mais por que será que isso acontece? Imprudência dos pais? Imprudência dos zoológicos? Falta de informação? Falta de proteção entre as jaulas dos animais e dos frequentadores desses locais? A exposição de animais já existe há muito tempo atrás, em meados do século XVIII os animais eram mantidos apenas pelos nobres, como forma de exibição, apenas para visitação, sendo que ainda não existia uma conscientização ecológica, educativa ou científica. Tempos depois, no século XIX houve algumas mudanças com o surgimento de uma conscientização mais ecológica e a função dos zoológicos passa a se modificar, desde então a visitação do público começou  e a tentativa de atividades educativas se fez necessária.

Hoje a principal atividade dos zoológicos é a preservação dos animais (na Argentina o Zoológico Temaiken é referência na preservação e no bem estar de animais), com a reprodução adequada de cada espécie dentro do cativeiro, além da pesquisa, lazer, turismo e da educação ambiental como uma forma de educação não-formal, visando uma educação não apenas dentro dos zoológicos, mais também em parques, aquários, criadouros, locais de preservação privada.

O contato das pessoas com os animais vem de muito tempo, alguns até se tornaram mais dóceis e passaram a ser criados dentro de nossas casas como animais domésticos, por exemplo, os cães e os gatos. Isso pode fazer com que a visitação em locais de observações de espécies diferentes (que são os únicos locais em que as pessoas podem ter contato com animais selvagens) seja uma novidade e as deixe impressionadas, por isso, muitas vezes a visitação em zoológicos é mais por diversão do que para um aprendizado daqueles animais enjaulados, o que acaba tornando a educação ambiental uma tarefa difícil.

As atividades propostas por zoológicos ou outros, como visitas monitoradas, palestras, cursos, treinamentos, entre outros, visam a educação para com a preservação dos animais que ali moram ou mesmo os animais que são livres, valorizando a biodiversidade das espécies. Mais será que essas informações fazem sentido para as crianças? E para os adolescentes que já possuem uma ideia formada do que é um zoológico que provavelmente vem do ensinamento dos familiares?

Analisando alguns estudos foi possível perceber que a grande maioria das crianças ainda não conhece a função do que é o zoológico, vendo-os como um local de lazer, diversão, fazer um piquenique ou como um local para se prender os animais, fazendo-os sofrer, não entendendo que os animais podem mudar seus comportamentos em cativeiro e que nós podemos ser os responsáveis pela causa de estresse e depressão nesses animais. Outros até mesmo não conhecem a diferença entre um animal doméstico e um animal silvestre, achando até que todos são possíveis de serem mantidos como animais de estimação.


Poucas crianças conhecem a importância da pesquisa, proteção e conservação, em contrapartida as crianças adoram ficar observando os animais e o mais importante, quando elas estão interessadas no assunto, o educar fica muito mais fácil e a conscientização ocorre normalmente, assim é mais fácil compreender que muitas mudanças no comportamento são necessárias, pois o zoológico é um local à ser preservado.

As perguntas são muitas, mais as respostas são poucas, eu como bióloga e educadora ambiental acredito que muitas transformações são necessárias, não somente por parte dos pais, mais também dos zoológicos e escolas. Algumas crianças não compreendem a diferença de um cachorro para um tigre, por exemplo, para elas, eles são muito parecidos e não trazem problemas, se ela pode passar a mão no cachorro que tem em casa por que não poderia passar no tigre que tem um tamanho aproximado e parece tão dócil dentro da “casa” dele? Geralmente em zoológicos existem placas informando sobre o perigo e telas de proteção para nós não chegarmos perto, porém, vem dos pais a ideia de aproximação ou não dos filhos à essas telas. Outro conhecimento deve ser adquirido nas escolas, as informações referentes aos animais, é fundamental, o perigo que eles podem nos trazer deve ser aprendido, tanto como o seu modo de vida, alimentação, etc. Por isso é necessária uma mudança que faça com que o homem entenda que faz parte desse ambiente e que também cabe a ele os atos de preservação.



O presente ensaio foi elaborado para disciplina de Ética no uso de animais do Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR, baseando-se nas seguintes obras:



















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