Série Ensaios:
Ética no Uso de Animais
Por Natalia Aline Soares Artigas
Bióloga e Pós Graduada em Educação
Ambiental
“Menino atacado por
tigre em zoológico tem o braço amputado” o acidente aconteceu no zoológico de
Cascavel, no Paraná, no dia 30 de julho de 2014. Veja o vídeo da reportagem sobre
o menino com as imagens dele “brincando com o tigre”.
Esse é um dos casos mais recentes de
acidente com crianças em zoológicos, mais por que será que isso acontece?
Imprudência dos pais? Imprudência dos zoológicos? Falta de informação? Falta de
proteção entre as jaulas dos animais e dos frequentadores desses locais? A
exposição de animais já existe há muito tempo atrás, em meados do século XVIII
os animais eram mantidos apenas pelos nobres, como forma de
exibição, apenas para visitação, sendo que ainda não existia uma
conscientização ecológica, educativa ou científica. Tempos depois, no século
XIX houve algumas mudanças com o surgimento de uma conscientização mais
ecológica e a função dos zoológicos passa a se modificar, desde então a
visitação do público começou e a
tentativa de atividades educativas se fez necessária.
Hoje a principal atividade dos zoológicos
é a preservação dos animais (na Argentina o Zoológico Temaiken é referência na preservação e no bem estar de
animais),
com a reprodução adequada de cada espécie dentro do cativeiro, além da
pesquisa, lazer, turismo e da educação ambiental como uma forma de educação
não-formal, visando uma educação não apenas dentro dos zoológicos, mais também
em parques, aquários, criadouros, locais de preservação privada.
O contato das pessoas com os animais vem
de muito tempo, alguns até se tornaram mais dóceis e passaram a ser criados
dentro de nossas casas como animais domésticos, por exemplo, os
cães e os gatos. Isso pode fazer com que a visitação em locais de observações
de espécies diferentes (que são os únicos locais em que as pessoas podem ter
contato com animais selvagens) seja uma novidade e as deixe impressionadas, por
isso, muitas vezes a visitação em zoológicos é mais por diversão do que para um
aprendizado daqueles animais enjaulados, o que acaba tornando a educação
ambiental uma tarefa difícil.
As atividades propostas por zoológicos ou
outros, como visitas
monitoradas,
palestras, cursos, treinamentos, entre outros, visam a educação para com a
preservação dos animais que ali moram ou mesmo os animais que são livres,
valorizando a biodiversidade das espécies. Mais será que essas informações
fazem sentido para as crianças? E para os adolescentes que já possuem uma ideia
formada do que é um zoológico que provavelmente vem do ensinamento dos
familiares?
Analisando alguns estudos foi possível
perceber que a grande maioria das crianças ainda não conhece a função do que é o zoológico, vendo-os
como um local de lazer, diversão, fazer um piquenique ou como um local para se
prender os animais, fazendo-os sofrer, não entendendo que os animais podem
mudar seus comportamentos em cativeiro e que nós podemos ser os responsáveis
pela causa de estresse e depressão nesses animais. Outros até mesmo não
conhecem a diferença entre um
animal doméstico e um animal silvestre, achando até que todos são possíveis de
serem mantidos como animais de estimação.
Poucas crianças conhecem a importância da
pesquisa, proteção e conservação, em contrapartida
as crianças adoram ficar observando os animais e o mais importante, quando elas
estão interessadas no assunto, o educar fica muito mais fácil e a
conscientização ocorre normalmente, assim é mais fácil compreender que muitas
mudanças no comportamento são necessárias, pois o zoológico é um local à ser
preservado.
As perguntas são muitas, mais as respostas
são poucas, eu como bióloga e educadora ambiental acredito que muitas
transformações são necessárias, não somente por parte dos pais, mais também dos
zoológicos e escolas. Algumas crianças não compreendem a diferença de um
cachorro para um tigre, por exemplo, para elas, eles são muito parecidos e não
trazem problemas, se ela pode passar a mão no cachorro que tem em casa por que
não poderia passar no tigre que tem um tamanho aproximado e parece tão dócil
dentro da “casa” dele? Geralmente em zoológicos existem placas informando sobre
o perigo e telas de proteção para nós não chegarmos perto, porém, vem dos pais
a ideia de aproximação ou não dos filhos à essas telas. Outro conhecimento deve
ser adquirido nas escolas, as informações referentes aos animais, é
fundamental, o perigo que eles podem nos trazer deve ser aprendido, tanto como
o seu modo de vida, alimentação, etc. Por isso é necessária uma mudança que
faça com que o homem entenda que faz parte desse ambiente e que também cabe a
ele os atos de preservação.
O presente ensaio
foi elaborado para disciplina de Ética no uso de animais do Programa de
Pós-Graduação em Bioética da PUCPR, baseando-se nas seguintes obras:
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