sexta-feira, 22 de maio de 2015

Zoológico: educação, diversão ou maus tratos?



Série Ensaios: Ética Animal
Por: Kaleandra Krama
Acadêmica do curso de Ciências Biológicas PUCPR

No dia 30 de julho de 2014 em um zoológico de Cascavel no Paraná, um menino de 11 anos entrou em local proibido para visitantes, se arriscando colocou a mão entre as grades e ofereceu comida para o animal. Também brincou com o tigre, e subiu nas grades. Depois, ele passou a mão no animal sem demonstrar medo e teve um braço braço arrancado pelo tigre. O comportamento do animal errado, ou comportamento inadequado de visitantes?

Zoológico: educação, diversão ou maus tratos? Essa questão já vem sido discutido a muito tempo, e está longe de ser apenas para a educação. O quem vem a chamar a atenção é que algumas pessoas não tem conhecimento que esses animais que vivem enjaulados, tem sentimentos e podem estar vivendo em situações precárias, e pelo grande número de pessoas a sua volta pode causar estresse.
O zoológico tem finalidades como conservar espécies ameaçadas de extinção que necessitam de grandes áreas para existência de espécies, que estão sendo reduzidas, e também para a educação ambiental, porém segundo SAAD et al (2011) o fato de retirar os animais de seu habitat e/ou reproduzi-los em cativeiro, modifica seu comportamento, dificultando o objetivo de apresentação da vida animal de modo mais próximo do real. Mas não é só para isso, o zoológico serve também para o entretenimento e lazer das pessoas. Já foi comprovado que animais possuem sentimentos e emoções do mesmo modo que nos humanos também temos mas e como será é o tratamento desses animais em cativeiro? Como os animais se sentem enjaulados?  Essas são as perguntas que as pessoas deveriam fazer antes de visitar um zoológico somente por lazer. (PROHNII et al, 2014) cita em seu artigo alguns problemas éticos na manutenção desses animais em zoológicos como ambientes artificiais de cativeiros é incapaz de proporcionar condições de bem-estar aos animais , causando estresse,  e consequentemente diminuindo a capacidade imunológica e proporcionando o surgimento de parasitoses intimamente relacionadas aos alimentos e hábitos do animal.
 Na Inglaterra, foi estabelecido um conjunto de “estados” ideais denominado” Cinco liberdades” dos animais. Com a finalidade de manter os animais:  Livres de fome, sede e desnutrição, Livres de desconforto, Livres de dor, injúrias e doenças, Livres para expressar o comportamento natural de espécie, Livres de medo e estresse (SAAD et al, 2011), mais infelizmente nem todos os zoológicos tratam os animais adequadamente. Já houve muitos relatos de animais sendo maltratados em zoológicos, não sendo alimentados corretamente e estão desnutridos por isso, muitas vezes vivem em cativeiros muito pequenos nada parecido com seu habitat natural não tendo a chance de proporcionar ao animal um alto grau de bem estar que é, ter a possibilidade de caçar, correr, brincar, ou seja ser ele mesmo. Portanto o enriquecimento ambiental é um fator de extrema importância para esses animais que vivem em cativeiro, pois estimula a desenvolver suas habilidades como se estivessem em um ambiente natural. (OEHLMEYER & SANTOS ,2006) citam alguns exemplos de como tornar o ambiente o mais natural possível como a introdução de troncos onde pode esconder o alimento o que contribui para estimular o sentido do animal, algum tipo de brinquedo, em alguns casos sons de predadores, presas, ou animais da mesma espécie, introduzir um lago, ou cordas,  entre muitas outras opções que contribuem para ter um aumento da atividade e reprodução, estimulo de habilidades, redução de estresse e comportamentos agressivos.
 Há algumas instituições preocupadas com esses animais que são maltratados em zoológicos e outros locais de fins lucrativos. A Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil é uma delas e tem como intuito de melhorar o bem estar animal através , da  elaboração de projetos, conhecimentos e pesquisas que visam preservar as áreas de manejo e conservação em zoológicos dentro de padrões éticos. Promovem cursos e palestras para aprendizagem do manejo adequado de animais, petições e campanhas para que circos, zoológicos, parques aquáticos e outras instituições que usam animais como entretenimento, retirem esses animais desses locais e abriguem em ambientes adequados, com condições favoráveis para o bem estar.
 Eu como formanda em Biologia acredito que animais não deveriam ser usados em zoológicos, parques ou circos para entretenimento, pois além de ficarem expostos, esses locais na maioria das vezes não proporcionam ambiente adequado e o mais natural possível para esses animais se sentirem bem e são obrigados a viverem enjaulados, são privados de liberdade e sofrendo maus tratos apenas para benefício e fins lucrativos de outras pessoas. Os animais devem ser bem tratados assim como nós humanos tratamos uns aos outros, pois eles também tem sentimentos, e emoções assim como nós, e o mais importante é que eles também tem direito a liberdade como qualquer outro ser.

O Presente Ensaio foi elaborado para Disciplina de Etologia, tendo como bases os seguintes referenciais:

BARRETO, K.F.B; GUIMARÃES, C.R & OLIVEIRA, I.S. O zoológico como recurso didático para a prática de Educação Ambiental. Revista FACED. Salvador, n 15, p. 79-91.2009.< Disponivél em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/viewFile/3026/3520> .Acesso em: 20 mai.2015.
MOLENTO, C.F.M. Repensando as cinco liberdades. Curitiba,2006. 1f. < Disponivél em: http://www.labea.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2013/10/MOLENTO-2006-REPENSANDO-AS-CINCO-LIBERDADES.pdf>. Acesso em: 20 mai.2015.
OEHLMEYER , A. S & SANTOS, E. F . Estudo do Comportamento e Enriquecimento Ambiental com Cachorro-do-mato- Vinagre (Speothos Venaticus) no Zoológico do Bosque de Jequitibas de Campinas-Sp. São Paulo, 2006. 17 f. . < Disponivél em: http://www.spzoo.org.br/arquivos/pdf/anais2006/4.pdf>. Acesso em: 20 mai.2015
 PROHNII, S.S; COSTA,J.K; ABREU, T.C; FONTANA, J.C; SILVERIO, R.A & FISCHER, M.L. Bioética ambiental: refletindo a questão ética envolvida na manutenção de animais cativos em zoológicos. Curitiba,2014. 12 f. < Disponivél em:http://jorneb.pucpr.br/wpcontent/uploads/sites/7/2015/02/BIO%C3%89TICA-AMBIENTAL_-REFLETINDO-A-QUEST%C3%83O-%C3%89TICA-ENVOLVIDA-NA-MANUTEN%C3%87%C3%83O-DE-ANIMAIS-CATIVOS-EM-ZOOL%C3%93GICOS1.pdf>. Acesso em: 20 mai.2015.
SAAD, C. E.P; SAAD. F.M.B & FRANÇA, J. Bem-estar em animais de zoológicos. Revista Brasileira de Zootecnia. Uberlândia, v.40, p.38-43, 2011. < Disponível em: http://www.revista.sbz.org.br/artigo/visualizar.php?artigo=66256>. Acessado em: 19 Mai. 2015.

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