Série Ensaios: Ética Animal
Por: Kaleandra Krama
Acadêmica
do curso de Ciências Biológicas PUCPR
No dia 30 de julho
de 2014 em um zoológico de Cascavel no Paraná, um menino de 11 anos entrou em
local proibido para visitantes, se arriscando colocou a mão entre as grades e
ofereceu comida para o animal. Também brincou com o tigre, e subiu nas grades.
Depois, ele passou a mão no animal sem demonstrar medo e teve um braço braço arrancado pelo tigre. O comportamento do
animal errado, ou comportamento inadequado de visitantes?
Zoológico: educação,
diversão ou maus tratos? Essa questão já vem sido discutido a muito tempo, e
está longe de ser apenas para a educação. O quem vem a chamar a atenção é que
algumas pessoas não tem conhecimento que esses animais que vivem enjaulados,
tem sentimentos e podem estar vivendo em situações precárias, e pelo grande
número de pessoas a sua volta pode causar estresse.
O zoológico tem finalidades como conservar espécies ameaçadas de extinção que necessitam de grandes
áreas para existência de espécies, que estão sendo reduzidas, e também para a educação ambiental, porém segundo SAAD et al (2011) o fato de retirar os
animais de seu habitat e/ou reproduzi-los em cativeiro, modifica seu
comportamento, dificultando o objetivo de apresentação da vida animal de modo
mais próximo do real. Mas não é só para isso, o zoológico serve também para o
entretenimento e lazer das pessoas. Já foi comprovado que animais possuem
sentimentos e emoções do mesmo modo que nos humanos também temos mas e como será
é o tratamento desses animais em cativeiro? Como os animais se sentem enjaulados?
Essas são as perguntas que as pessoas
deveriam fazer antes de visitar um zoológico somente por lazer. (PROHNII et al, 2014) cita em seu artigo
alguns problemas éticos na manutenção desses animais em zoológicos como ambientes
artificiais de cativeiros é incapaz de proporcionar condições de bem-estar aos
animais , causando estresse, e
consequentemente diminuindo a capacidade imunológica e proporcionando o
surgimento de parasitoses intimamente relacionadas aos alimentos e hábitos do
animal.
Na
Inglaterra, foi estabelecido um conjunto de “estados” ideais denominado” Cinco liberdades” dos animais. Com a finalidade de
manter os animais: Livres de fome, sede
e desnutrição, Livres de desconforto, Livres de dor, injúrias e doenças, Livres
para expressar o comportamento natural de espécie, Livres de medo e estresse
(SAAD et al, 2011), mais infelizmente nem
todos os zoológicos tratam os animais adequadamente. Já houve muitos relatos de
animais sendo
maltratados em zoológicos, não sendo alimentados corretamente e estão desnutridos por
isso, muitas vezes vivem em cativeiros muito pequenos nada parecido com seu
habitat natural não tendo a chance de proporcionar ao animal um alto grau de
bem estar que é, ter a possibilidade de caçar, correr, brincar, ou seja ser ele
mesmo. Portanto o enriquecimento
ambiental
é um fator de extrema importância para esses animais que vivem em cativeiro,
pois estimula a desenvolver suas habilidades como se estivessem em um ambiente
natural. (OEHLMEYER &
SANTOS ,2006) citam alguns exemplos de como tornar o ambiente o mais natural
possível como a introdução de troncos onde pode esconder o alimento o que
contribui para estimular o sentido do animal, algum tipo de brinquedo, em
alguns casos sons de predadores, presas, ou animais da mesma espécie, introduzir
um lago, ou cordas, entre muitas outras
opções que contribuem para ter um aumento da atividade e reprodução, estimulo
de habilidades, redução de estresse e comportamentos agressivos.
Há algumas instituições preocupadas com esses
animais que são maltratados em zoológicos e outros locais de fins lucrativos. A
Sociedade de Zoológicos e Aquários
do Brasil é uma delas e tem como intuito de melhorar o bem estar animal através
, da elaboração de projetos,
conhecimentos e pesquisas que visam preservar as áreas de manejo e conservação
em zoológicos dentro de padrões éticos. Promovem cursos e palestras para
aprendizagem do manejo adequado de animais, petições e campanhas para que
circos, zoológicos, parques aquáticos e outras instituições que usam animais
como entretenimento, retirem esses animais desses locais e abriguem em
ambientes adequados, com condições favoráveis para o bem estar.
Eu como formanda em Biologia acredito que
animais não deveriam ser usados em zoológicos, parques ou circos para
entretenimento, pois além de ficarem expostos, esses locais na maioria das
vezes não proporcionam ambiente adequado e o mais natural possível para esses
animais se sentirem bem e são obrigados a viverem enjaulados, são privados de
liberdade e sofrendo maus tratos apenas para benefício e fins lucrativos de
outras pessoas. Os animais devem ser bem tratados assim como nós humanos
tratamos uns aos outros, pois eles também tem sentimentos, e emoções assim como
nós, e o mais importante é que eles também tem direito a liberdade como
qualquer outro ser.
O Presente Ensaio foi elaborado
para Disciplina de Etologia, tendo como bases os seguintes referenciais:
BARRETO, K.F.B;
GUIMARÃES, C.R & OLIVEIRA, I.S. O zoológico como recurso didático para a
prática de Educação Ambiental. Revista
FACED. Salvador, n 15, p. 79-91.2009.< Disponivél em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/viewFile/3026/3520>
.Acesso em: 20 mai.2015.
MOLENTO, C.F.M. Repensando as cinco liberdades.
Curitiba,2006. 1f. < Disponivél em: http://www.labea.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2013/10/MOLENTO-2006-REPENSANDO-AS-CINCO-LIBERDADES.pdf>.
Acesso em: 20 mai.2015.
OEHLMEYER , A. S & SANTOS, E. F . Estudo do Comportamento e Enriquecimento
Ambiental com Cachorro-do-mato- Vinagre (Speothos Venaticus) no Zoológico do
Bosque de Jequitibas de Campinas-Sp. São Paulo, 2006. 17 f. . <
Disponivél em: http://www.spzoo.org.br/arquivos/pdf/anais2006/4.pdf>.
Acesso em: 20 mai.2015
PROHNII, S.S; COSTA,J.K; ABREU, T.C;
FONTANA, J.C; SILVERIO, R.A & FISCHER, M.L. Bioética ambiental: refletindo a questão ética envolvida na manutenção
de animais cativos em zoológicos. Curitiba,2014. 12 f. < Disponivél em:http://jorneb.pucpr.br/wpcontent/uploads/sites/7/2015/02/BIO%C3%89TICA-AMBIENTAL_-REFLETINDO-A-QUEST%C3%83O-%C3%89TICA-ENVOLVIDA-NA-MANUTEN%C3%87%C3%83O-DE-ANIMAIS-CATIVOS-EM-ZOOL%C3%93GICOS1.pdf>.
Acesso em: 20 mai.2015.
SAAD, C.
E.P; SAAD. F.M.B & FRANÇA, J. Bem-estar em animais de zoológicos. Revista Brasileira de Zootecnia. Uberlândia,
v.40, p.38-43, 2011. < Disponível em: http://www.revista.sbz.org.br/artigo/visualizar.php?artigo=66256>. Acessado em: 19 Mai. 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário