TROCANDO DIA PELA NOITE (RITMOS BIOLÓGICOS)
Por Jhonatan Rodrigues de Lima.
“Os ritmos biológicos são alterações fisiológicas que se repetem regularmente em um mesmo tempo, e em uma mesma ordem e intervalo” (Atkinson e Reilly, 1996). A Cronobiologia ramo da ciência que estuda os bioritmos teve surgimento histórico datado no ano de 1960, data esta marcada pelo Cold Spring Harbor Symposium of Quantitative Biology – Biological Clocks, quando definidos conceitos e métodos da Cronobiologia. Os ritmos estão ligados aos mais diversos ciclos: Ciclo Sono/Vigília, Temperatura Corporal, Componentes que influenciam os ritmos biológicos: Endógeno e Exógeno.
- Molecular: identificando moléculas e genes responsáveis por controlar os ritmo circadiano.
- Fisiologia: identificando os de sincronização por meio da luz.
- Psicologia: identificando a importância do ritmo circadiano na cognição, aprendizagem e memória.
- Medicina: caracterizando tratamentos para distúrbios da ritmicidade circadiana e doenças relacionadas.Link
Desde 2004 um livro sob o título de Trabalho em turnos e noturno – Na sociedade 24 horas tornou-se referência para estudos relacionados ao trabalho, aos trabalhadores e fatores ao que os afetam(Fischer, Morno e Rotenberg, 2004). Com a preocupação crescente sobre esse assunto, sindicatos e mídia começam a comentar e instigar os trabalhadores e profissionais a eles ligados, a buscar soluções para evitar, controlar e mesmo tratar os males que acometem tantos trabalhadores noturnos ou ainda os que se aventuram no temido 4º turno.
A responsabilidade por todo este problema não é só das empresa, empresários ou ainda dos sistema econômico, é também em parte culpa de cada cidadão. Pois as empresas impõem ritmos alucinantes de trabalho aos seus funcionários para cumprir demandas causadas pela ânsia de consumo da sociedade pós-moderna que vê no consumo um escape para suas frustrações, medo e anseios. Uma política de consumo consciente pode causar mudanças positiva para os setores e seus trabalhadores.
O presente ensaio foi baseado nas obras:
Cidades – Geral. Metalúrgica cria 4º turno de trabalho. Estadão.Disponível em: http://www.estadao.com.br/arquivo/economia/2004/not20040726p21599.htm. Aceso em: 20/09/2011.
CABRAL, G. Relógio Biológico. Portal Brasil Escola. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/relogio-biologico.htm. Acesso em 21/09/2011.
Doenças ocupacionais. Revista Proteção. Disponível em: http://www.protecao.com.br/site/content/noticias/noticia_detalhe.php?id=Jyy5Anjg. Acesso em 22/09/2011.
FISCHER, F. M.; MORENO, C. R. C. e ROTENBERG, L. Trabalho em Turnos e Noturno - A Sociedade 24 Horas. Rio de Janeiro: Atheneu Editora, 2004.
Ritmos Biológicos. In Infopédia On-Line. Porto: Porto Editora, 2003-2011. Disponível em http://www.infopedia.pt/$ritmos-biologicos .
SANTANA, M e MELLO, T.M. . Ritmos Biológicos e Exercícios Físicos. Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte – CEMAFE. Disponível em http://www.cemafe.com.br/Aula%20-%20Ritmos%20Biologicos%20-%20Marcelo%20-%20MECI.pdf . Acesso em 21/08/2011.
Em relação aos trabalhadores que tem sua jornada de trabalho no período noturno, é fato que sofrem com vários problemas, de saúde e mentais, principalmente a chamada síndrome de burn out, que acontece principalmente com esse trabalhadores específicos.
ResponderExcluirPorém não acredito que o consumo seja o responsável por essas jornadas de trabalho, e sim o maquinário que não pode ser desligado diariamente e os perigos que devem ser controlados dia e noite para evitar acidentes. como a terrível tragédia de Bophal, na índia.