Entomofagia e o bem estar dos invertebrados


Série Ensaios: Ética no Uso de Animais e Bem-Estar-Animal


Por Natasha Kobai Klahn

Acadêmica do Curso de Biologia



Além dos benefícios da alimentação podem trazer benefícios para a medicina, em um caso de produção de baratas, na China chamou a atenção, controlado por máquinas, e com uma produção de seis bilhões de animais por ano. As baratas são esmagadas em uma máquina depois de um tempo para a produção de “uma cura para tudo”, várias amostras já foram vendidas a muitos hospitais.  Um desastre ambiental muito grande pode ocorrer se por alguma falha essas baratas escaparem do local. A aplicação dos invertebrados e/ou insetos não possuem apenas essa finalidade, podem ser usados como alimentação, além da usada para aves, também para humanos. E para a produção de roupas como é o caso do bicho da seda, apesar de as larvas não serem usadas nesta indústria, ela é comercializada, depois de morta, para a fabricação de ração.


A Entomofagia é um tabu entre boa parte da população mundial, mas há locais que aderem esse tipo de alimentação sem preconceito, como na China, Japão, países da África que, atualmente, se encontram em extrema pobreza e com problemas de subnutrição das crianças, alguns representantes da Europa, e nas Américas.

Há inúmeros benefícios no consumo de insetos, não só para a população como também para o ambiente, ainda, a quantidade de proteínas encontrada nos invertebrados é muito maior do que nas aves e mesmo nos peixes. Existem varias espécies e vários estágios em que o inseto pode ser consumido, desde os ovos ate o adulto. Em um canal no YouTube um chef de cozinha fala sobre o consumo de insetos, esses, podem ser considerados uma solução para a falta de alimento que vem sendo cada vez maior com o crescimento da população, e seu valor nutricional supera os valores de outras carnes. Com relação ao ambiente, os benefícios trazidos seriam a: 1) redução no consumo de água na produção; 2) não há necessidade de desmatar matas nativas por causa do espaço, ou seja, o espaço ocupado é menor; 3) redução de custos para a manutenção das mini fazendas; 4) o número de animais produzidos é maior, podendo alimentar mais pessoas.

Ainda que o preconceito com alguns tipos de invertebrados seja grande, camarões, e moluscos bivalves (tais como ostras e mexilhões), possuem uma grande demanda no mercado, indicando não haver implicância com esses invertebrados. É possível que parte dessa rejeição esteja ligada com a cultura dos locais, que na maioria das vezes associam insetos à doenças, mas na verdade, há um risco muito maior no consumo de camarões e bivalves do que na utilização de insetos como parte de uma refeição.

Apesar das muitas vantagens para o consumo de invertebrados, há uma difícil visualização e monitoramento do Bem-Estar desses animais, a falta de estudos nessa área torna, também, difícil a exigência de que o bem deles sejam preservados. O grupo de pesquisa em Bioética Ambiental vem desenvolvendo uma série de pesquisas com essa temática, em uma das pesquisas (FISCHER e TAMIOSO, 2016) salientam em como a sociedade atribui apenas valores econômicos, utilitaristas e instrumentais aos animais.

Eu como futura Bióloga acredito que nossa cultura deveria evoluir conforme nossa sociedade e estudos na área. O consumo de insetos em nossa alimentação, como todos os dados apresentam, são muito mais nutritivos e forneceriam um passo para o incentivo da preservação ambiental.



O Presente ensaio foi elaborado para disciplina de estágio, tendo como base as obras:

FISCHER, M. L., TAMIOSO, P, R. Bioética ambiental: concepção de estudantes universitários sobre o uso de animais para consumo, trabalho, entretenimento e companhia. 2016. 19f. Programa de Pós Graduação em Bioética. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba.

LABORATÓRIO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CRIA 6 MILHÕES DE BARATAS NA CHINA. Disponível em: >. Acesso em: 04 jun. 2018

CONSUMO DE INSETOS. Disponível em: . Acesso em: 04 jun. 2018

ANTROPOENTOMOFAGIA: CHEF ROSSANO LINASSI. Disponível em: . Acesso em: 04 jun. 2018

INSETOS COMO ALTERNATIVA ALIMENTAR: ARTIGO DE REVISÃO. Disponível em: >. Acesso em: 05 jun. 2018

COMO CRIAR: BICHO DA SEDA. Disponível em >. Acesso em: 05 jun. 2018

BICHO DA SEDA MORRE PARA TECER FIOS; CONHEÇA PRODUÇÃO. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2018

CULTIVO DE OSTRAS EM SC PROIBIDO DEVIDO A TOXINA PARALISANTE. Disponível em: . Acesso em: 05 jun.2018

DA COMPRA DE SEMENTES ATÉ O PRATO; PRODUÇÃO DE OSTRAS EM SANTA CATARINA. Disponível em <http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2017/10/da-compra-de-sementes-ate-o-prato-a-producao-de-ostras-em-santa-catarina-9946922.html>. Acesso em: 05 jun. 2018

CARCINICULTURA, CRIAÇÃO DE CAMARÕES. Disponívem em: . Acesso em: 05 jun. 2018

BIVALVE. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2018

CAMARÃO MARINHO; O CULTIVO PASSO A PASSO. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2018