O
Prêmio Jovem Bioeticista foi implementado pela Sociedade Brasileira de Bioética no ano de 2015 em comemoração aos 10 anos da Declaração Universal sobre
Bioética e Direitos Humanos, publicado pela UNESCO em 2005.
O conceito deste projeto está
em incentivar tanto a formação continuada e qualificada de profissionais que
atuam na rede de ensino fundamental e médio a aprimorarem seus conhecimentos em
bioética e que sejam incentivados a aplicarem o método bioético nas atividades
educacionais. Todas as pesquisas nas mais diversas áreas da bioética convergem
para um problema comum: a base, a educação, os valores transmitidos pela família, escola e sociedade. Tendo em
vista essa demanda e o estágio de amadurecimento da Bioética lationamericana,
entendemos ser fundamental e urgente essa atuação da Bioética. Professores que
voluntariamente e independentemente vêm desenvolvendo projetos visando a formação
integral de futuros cidadãos, devem ser incorporados pelo meio acadêmico.
Da
mesma forma, entendemos que devemos valorizar os gestores de escolas da rede
pública e particular que propiciam meios para que seus docentes desenvolvam
seus projetos e também os estudantes do ensino fundamental e médio que já se
percebem como agentes transformadores de um mudo no qual ainda existe muitas
vulnerabilidades, desigualdades e injustiças. Assim a presente proposta visa
identificar esses atores e premiá-los, com o principal intuído de incentivar a
continuidade dessas ações e consolidada esse prêmio como ação integrante em
congressos posteriores. O Prêmio Jovem
Bioeticista tem como objetivo
revelar potencialidades e investir em estudantes, jovens pesquisadores e
professores de ensino fundamental e
médio que visam atuar na área da Bioética. A edição do Prêmio Jovem
Bioeticista 2015 irá abordar a temática: “Bioética, Desigualdades e Direitos Humanos ”. Refere-se principalmente ao artigo 14
(Responsabilidade Social Saúde) da Declaração Universal sobre Bioética e
Direitos Humanos, podendo ser inscritos trabalhos nas modalidades: Acesso a Cuidados de Saúde de qualidade e
aos medi]camentos essenciais; Acesso à alimentação e água; Melhoria das
condições de vida e do meio ambiente; Eliminação da marginalização e da
exclusão; Redução da pobreza e do analfabetismo;
Projeto Departamento Mirin de
Bioética ambiental – uma estratégia para construir valores Escola Colégio
Estadual Deputado Arnaldo F Busato -
Pinhas Professor - Robiran José
dos Santos Junior. Estudantes ensino Fundamental – Lucas Stadler Martins, Matheus Eduardo Gusmão Boschini – Brendon
Renan dos Santos de Olivera – David Ruan Canani Dantas de Paula
Promovendo talentos e inclusão
das diferenças. Escola – Escola de Educação Básica Professora Maria Paula Feres
– Mafra SC. Professora – Simone Schelbauer Moreira Paes. Estudantes: Bianca
Muller – Joseane Bornatto Lezan – Milene Schelbauer – Sandi Aparecida Pruzak
A EEB. PROFª MARIA PAULA FERES AGRADECE PELA OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DO PRÊMIO JOVEM BIOETICISTA QUE, INDEPENDENTE DA PREMIAÇÃO, PROPORCIONOU MOMENTOS DE REFLEXÃO AOS ALUNOS DITOS "NORMAIS" E INCLUSOS, COM RELAÇÃO A MARGINALIZAÇÃO E EXCLUSÃO SOCIAL. É A BIOÉTICA ALÉM DOS MUROS DA PUC DANDO UMA RESPOSTA À SOCIEDADE SOBRE SUA CONTRIBUIÇÃO E IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO. MUITO OBRIGADA PROFª DRA. MARTA!
ResponderExcluir