terça-feira, 26 de maio de 2015

Crime e quem paga é o animal



Série Ensaios: Ética Animal 

Por.Vinicius Saragoza     
 Acadêmico de biologia PUC PR

No Rio de Janeiro no mês de novembro de 2014 foi publicado em um site de compras e vendas cães da raça yorkshire com pedigree no valor de setecentos reais. Pessoas compraram esses cachorros que na verdade não passavam de inocentes vira latas que eram abusados cruelmente sendo pintado com um tipo de tinta spray usado para pinturas de madeira, aço e outras matérias para deixar os cães com a cor de um animal de raça.Os consumidores identificaram que tinham sidos enganados quando o animal estava passando mal e foi levado a um consultório veterinário e o responsável pela instituição informou aos donos do animal que ele estava intoxicado pela tinta que foi colocado nele.Esses animais passavam por uma série de maus tratos com eles como suas orelhas presas por fitas e talas e também com sua calda quebrada tudo para deixar sua aparência mais parecida com os cachorros yorkshire.

O caso foi denunciado para policia do estado do Rio de Janeiro, mas as publicações de venda dos animais foram todas retiradas da internet.  Abusos e maus-tratos contra animais configuram crime ambiental, de acordo com a Lei Federal número 9.605 de 1998, com pena de até um ano em prisão, mas isso pouco diminui a prática. O cãozinho que foi levado ao veterinário melhorou seu estado de saúde e voltou a ter suas cores naturais, mas os donos que o compraram não quiseram permanecer com o cachorro.
Representantes da Suipa elucidam que para quem compra um animal que deve ter praticamente os mesmos cuidados com os animais como se fosse uma criança “A pessoa deve ter em mente que qualquer animal de estimação é como uma criança e deve ser tratada como tal, com alimentação adequada, higiene, vacinação banho, enfim, com todos os cuidados necessários. Só na Suipa são abandonados trinta cães por dia. Muitos desses casos por pessoas que sofreram algum tipo de golpe e não quiseram permanecer com o animal.
Outro caso curioso foi de um pet shop que trocou os animais que estavam a venda por animais abandonados e o resultado foi um pouco peculiar, pois pessoas chagam no estabelecimento para comprar um pet e quando o atendente do estabelecimento diz que o animal é de graça os clientes ficam surpresos e levam os animais para casa felizes da vida.
Pessoas de má fé que abusam de animais causando-os maus-tratos para que pareçam de raça para poder vender os mesmo como se fossem um objeto qualquer. Esse crime deveria ter uma lei bem mais rígida para que quem causasse esse crime fosse mais penalizada, para diminuir que aconteça novamente.
Eu como um formando em biologia e quem gosta muito de animais acho um absurdo pessoas que compram cães com preços altíssimos somente por status, sendo que quem quer ter um animal existe várias maneiras mais simples de se ter seu pet. Mas para ter seu animal de estimação também é preciso ter consciência de todas as tarefas que é necessário para que seu animal viva em bem estar.

O ensaio foi baseado nas seguintes fontes:
Link do vídeo sobre o parágrafo acima: https://www.youtube.com/watch?v=a8FVdiRPxaU

Nenhum comentário:

Postar um comentário