Dia internacional da Mulher? O que isso quer dizer?

Dentre os tantos cumprimentos e agradecimentos de cumprimentos pelo dia internacional da Mulher, um deles me chamou a atenção. A Mulher em questão, não se agradou nada do cumprimento carinhoso de um homem e disse que não gostava desse dia, pois somente as minorias tinham seu próprio dia. E, não é que ela tem razão? Cadê o dia internacional do chefe homem, branco, bonito, inteligente e rico?

Nossa espécie, assim como os chimpanzés (veja o vídeo) possui uma sociedade estruturada no sistema patriarcal , ou seja, os machos detêm o poder. Nos chimpanzés os conflitos são definidos com muita tensão e gritaria, além de ser extremamente instável e necessitar de um reforço constante. A competição é enorme, e nesses momentos de definição da liderança o ambiente todo fica muito tenso. Não ganha necessariamente o mais forte, mas o mais inteligente que convence os demais do seu poder. Esses “blefes” estão centrados na utilização de galhos, pedras e produção de sons que dão a “impressão” que o animal é muito maior e mais forte do realmente é. Para chegar ao poder, as alianças são extremamente necessárias, porém assim como na nossa política, também são frágeis. E o amigo de hoje, pode ser o inimigo de amanhã.

Os bonobos (veja o vídeo ), antigamente considerados chimpanzés anões, hoje tem status de espécie, também são nossos “parentes mais próximos”. Porem a sociedade dos Bonobos é estruturada no sistema matriarcal , em que uma fêmea líder organiza um grupo pacifico e que usa o sexo para resolução de seus conflitos. Frans Wall escreveu um livro chamado “eu, primata” em que faz um paralelo entre essas duas sociedades e a do Ser humano, evidenciando ambos aspectos na nossa estrutura social. Na ocasião do lançamento do livro, muitas matérias foram produzidas, e uma delas promoveu a redação e gravação da música Bonobo blues por Lulu Santos, ela não fez muito sucesso (veja abaixo letra e vídeo), mas achei bem bacana.
Os benefícios de uma sociedade matriarcal já são bem conhecidos, mas mesmo assim essa semana foi divulgado o resultado de outra pesquisa de Takeshi Furuichi e Nahoko Tokuyama, da Universidade Kyoto, realizada no santuário Lola Ya Bonobo da República Democrática do Congo. A liderança das fêmeas na sociedade dos bonobos é o motivo o comportamento amigável, uma vez que as fêmeas necessitam de suporte para criar seus filhotes. Por isso, os bonobos se preocupariam mais uns com os outros, o que não costuma acontecer em bandos liderados por machos. Os autores descreveram pela primeira vez um comportamento de preocupação com o bem estar do outro, no caso um macho que caiu em uma armadilha, além dos demais integrantes ajudarem a soltar, também voltaram no dia seguinte para ver se estava bem. Nos Bonobos, o sexo serve para reduzir o estresse após conflitos grupais, demonstrar afeição e firmar posição social, a pesquisadora Zanna Clay da Universidade Emory publicou na "Scientific Reports" que as fêmeas costumam deixar a família com a qual nasceu e cresceu e formar a sua própria. Para isso, precisa praticar o "alpinismo social" para ser aceita. Um dos métodos é se relacionar com outras fêmeas de melhor posição, com as quais podem passar o tempo juntas, brincar ou ter sexo, seja pelo toque dos genitais ou movendo os quadris lado a lado. Essa autopromoção é necessária para que as fêmeas mostrem que foram escolhidas. Deve-se considerar que a audiência também conta, logo uma fêmea de status inferior tende a se exibir mais durante o sexo se houver uma fêmea de status superior na "audiência".

A mulher já foi propriedade do homem - primeiro seu pai, depois seu esposo- porém hoje configura como sujeito do direito na nossa legislação, tendo direito de igualdade com o homem. Biologicamente, etologicamente e psicologicamente sabemos que somos diferentes. A natureza nos fez mais emotivas, mais detalhistas e mais tagarelas, pois ao longo da nossa evolução essas características foram fundamentais para coesão da família, cuidado da prole e dos idosos. Fisicamente podemos ser mais fracas e dependentes da força do homem, porém isso não tira nosso papel fundamental para evolução da espécie e das sociedades. Na sociedade atual podemos fazer o quisermos, invadirmos o universo masculino e disputarmos o poder com eles. Mas não há dúvidas que temos determinadas habilidades, as quais, uma vez potencializadas, farão que nossas tarefas além de mais eficientes sejam mais prazerosas e os grupos sobre a nossa liderança serem mais harmoniosos, coloridos e emocionais. Se fomos brindadas pela natureza com beleza, sabedoria, emoções, preocupação com outro, não precisamos de um dia para a sociedade voltar o olhar para nós e dizer o quanto somos importantes no mundo. Todos os dias já são nossos!





Bonobo Blues
Lulu Santos
Li em uma revista uma notícia que me arrasou
Era sobre os bonobos, um tipo de primata em extinção
Dizem que o bonobo é bem mais dócil do que o chipanzé
Que é parente distante de toda Maria,
de qualquer José
E a tristeza no olhar do símio na ilustração
Me fez ver num estalo,
descendemos do macaco errado
Bonobos são nobres,
espertos e desenvolvidos
Bonobos são chiques e fazem sexo sem limite
Do lado de um bonobo outros bichos parecem manés
Eu bem que preferia ser bonobo do que ser chipanzé
Chipanzé