Decisões racionais são mitos?


O israelense-americano Daniel Kahneman ganhador do prêmio Nobel de 2002 por mostrar que seres humanos não tomam decisões de modo racional – tem liderado uma série de pesquisas que fundamentam cada vez mais suas teorias. Kahneman é psicólogo e matemático considerado como um teórico da finança comportamental que combina a economia e ciência cognitiva para explicar o comportamento aparentemente irracional da gestão do risco pelos seres humanos.
Seus estudos têm mostrado as pessoas seguem "atalhos" de raciocínio que podem se revelar errados e dependem muito da emoção em seus julgamentos econômicos. A maioria das pessoas prefere não receber nada a ganhar um pagamento considerado irrisório; e, também, se sente mais feliz quando ganha mais do que um colega do que pelo valor absoluto do salário.
Outros estudos envolveram a análise de um enorme banco de dados americano para saber até que ponto dinheiro compra felicidade, chegando a um valor a partir do qual mais riqueza não significa mais bem-estar: R$ 11 mil por mês. Segundo Kahnema "Uma renda pequena exacerba as dores emocionais associadas a problemas como divórcio, doença ou solidão". A maioria dos americanos considera que para ser feliz, o importante não é ser rico, mas sim não ser pobre.

Para saber mais: Folha on line - http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/795123-pesquisador-ataca-mito-das-decisoes-ditas-racionais.shtml

Prêmio Nobel de Economia: http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u226.shtml

Algumas publicações do autor:

The framing of decisions and the psychology of choice - http://www.sciencemag.org/cgi/content/abstract/sci;211/4481/453

Heuristics and biases: the psychology of intuitive judgement - http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=FfTVDY-zrCoC&oi=fnd&pg=PR11&dq=Daniel+Kahneman+2002&ots=_-2ECkee9O&sig=Ox7u0utsIrfnDJZvLGe0GlY3qM8#v=onepage&q=Daniel%20Kahneman%202002&f=false