Blog de discussão e aplicação de conhecimentos científicos no dia-a-dia, destinado para alunos e interessados na Ética Prática, Dialogante e Multidisciplinar própria da Bioética!
domingo, 2 de maio de 2010
Tigressa adota porquinhos....?
Pegando o gancho da pesquisa que a Marcelle está começando coloco aqui algumas imagens divulgadas essa semana de uma tigressa que adotou e amamentou oito filhotinhos de porcos no Zoo da Tailândia...... o cuidado com animais de outras espécies será um instinto natural? Você tem alguma história para contar? participe da nossa pesquisa!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
por Marta Luciane Fischer A Declaração Universal dos Direitos dos Rios surgiu de movimentos globais preocupados com a relação da humanidade...
-
Série ensaios: Ética no Uso de Animais Por: Gilberto Ademar Duwe Desde a antiguidade o homem possui sua vida profundamente l...
-
Série Ensaios: Aplicação da Etolgia Por Mayara Regina Seer e Tatiane da Paixão Bornatto Acadêmicas do Curso de Bacharelado em B...
Olá Marta!
ResponderExcluirMuito boas essas fotos.
Esse é um fenômeno bastante interessante entre muitas espécies de mamíferos. As fêmeas podem adotar filhotes de outras espécies por meio de um fenômeno conhecido como Sensibilização. Quando uma fêmea de mamífero é continuamente exposta ao contato com filhotes, o estímulo fornecido por eles desencadeia uma séries de reações hormonais, além de simplesmente "fazer bem" para a fêmea, pois o estímulo sensorial fornecido pelos filhotes pode estimular centros nervosos ligados com recompensa e liberação de endorfinas.
Ou seja, parece que cuidar dos filhotes, além de garantir a sobrevivência da prole, ainda "faz bem" para a mãe.
Muito interessante o post. Parabéns pelo blog!
Um grande abraço,
Ilton Santos da Silva
Hilton, então quando eles perderem a carinha de bebe e não ativarem mais o sistema de recompensa, pode abrir o apetite da mãe?
ResponderExcluirOi Marta,
ResponderExcluirÉ bem provável que se houver uma motivação maior (como a necessidade de se alimentar) ela provavelmente não hesitaria. "Comer para sobreviver" certamente falaria mais alto.
Abraço!
Ilton
Em um caso de uma Leoa que adotou um Orix, ela se manteve em jejum todo o tempo que o filhote esteve com ela(ja q este acabou sendo morto por outro leao, e ela no momento assistia inquieta. Em alguns momentos ela "mordiscava" a pata do filhote, mas não chegava a morder de verdade. Parece q o espírito materno falou mais alto!!!!!
ResponderExcluirLegal!
ResponderExcluir