Essa semana o portal da folha on line e concomitantemente uma série de outros sites e blogs publicaram uma série de textos sobre estudos que mostram que outros primatas também podem têer consciência da morte. A Priscila Tamioso, também me enviou a notícia.
O Vídeo publicado no portal da folha on line e no youtube mostram a reação de três chimpanzés diante da morte de Pansy com 50 anos, uma famosa chimpanzé do meio científico . - http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u726614.shtml ou http://www.youtube.com/watch?v=10oppZ45quo
A sua filha Rosie passou a noite em claro ao lado do cadáver da mãe, enquanto seus amigos Chippy e Blossom dormiram um sono inquieto, na semana seguinte ficaram silenciosos, comeram pouco e não tocaram nos pertences da morta. Será que eles estão manifestando um luto?. O trabalho foi publicado na "Current Biology". Antes na morte, os Chimpanzés foram filmados cuidando de Pansy e depois que ela morreu acariciaram e arrumaram ela.
Veja a reconstituição dos últimos momentos de Panzy http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u726497.shtml
Outro vídeo publicado mostra um chimpanzé jovem brincando com o corpo mumificado de um filhote. Foi registrada em uma população da Guiné, mães que carregaram seus bebês mortos por meses, de maneira que o cadáver naturalmente se mumifica. A questão levantada é se a mãe não tinha consciência da morte do bebê, porém aparentemente carregavam os corpos de um jeito diferente dos vivos, além de protegerem o corpo de filhotes curiosos. Para os cientistas, a explicação mais provável é que as mães passem por um processo gradual de se "desapegar" dos filhotes mortos. Com o fim da amamentação e a volta dos ciclos menstruais normais, terminaria o apego pelo cadáver, já que as fêmeas poderiam engravidar novamente.
Veja a reportagem completa: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u726719.shtml
http://www.anda.jor.br/?p=59260
Eu achei esse post incrível, e no laboratório com caramujos que são seres mais basais e que acredita-se que não tenham essa consciência, eu percebi que um mega jovem após a morte do seu companheiro de terrário também jovem, passou a não se alimentar mais por mais que eu o estimulasse e ficou enterrado por mais de uma semana. Fiquei intrigada pois de fato pareceu ser mais que uma coincidência pois nada tinha mudado em outros parâmetros.
ResponderExcluirEu o coloquei em um terrário com outro mega e então ele voltou a ser o mesmo de antes.
O que me levou a uma reflexão de que ele de uma forma ou de outra percebeu o que aconteceu, e também sente bem em companhia de outros.
Claro que o fato dele ter se econdido pode ser devido ao cheiro que mostra que a situação pode não estar favorável, e querer companhia em relação a reprodução ( apesar dele ainda não estar sexualmente maduro).
Acho que é uma questão a se pensar. Acho que a morte é sentida por todo e qualquer ser vivo. não com a mesma intensidade ou da mesma maneira, mas afeta em algum nível.