Educar para a espiritualidade" em tempos de coronavirus - COVID 19



Dra. Mary R. G. Esperandio
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Fiz um áudio muito breve destacando o aspecto espiritual e a necessidade de educar para a espiritualidade em tempos de Coronavirus! Estamos vivendo uma situação desconhecida, sem precedente, que nos rouba a rotina e promove estados ansiosos generalizados, coletivos, que nos causa muito sofrimento. O modo como cuidamos de nossa própria espiritualidade e da do/a outro/a tem impacto nos resultados em saúde.
Antes de prosseguir na leitura, você pode ouvir o áudio aqui
Este é o contexto onde a necessidade do áudio emergiu:
Minha filha é Médica de Família no Rio de Janeiro. Conversando com ela ontem à noite sobre como foi o seu dia, ela me disse: “foi um dia muito intenso, mãe... os casos graves estão começando a aparecer e eu senti na pele o quanto estou vulnerável nesse lugar. Estamos tomando os devidos cuidados. Mas estou bastante consciente do quanto estou exposta. Com lágrimas nos olhos, ela disse: “mas se alguma coisa acontecer comigo, mãe, saiba que eu terei morrido feliz por estar fazendo o que fui chamada pra fazer na vida: que é cuidar de pessoas que precisam e por lutar por uma saúde pública de qualidade para a população”.
Claro, tive dificuldade pra dormir... e daí, mais uma vez, caiu a ficha da pesquisadora em "espiritualidade e saúde" e da necessidade de integrar o cuidado espiritual nos cuidados sanitários.
Depois da postagem do áudio, uma amiga compartilhou comigo uma preocupação legítima, relacionada ao comportamento insano de membros de sua família que estão comprando, para uso próprio (e até querendo importar), a Cloroquina, em razão da notícia de ontem, veiculada nos grupos de WhatsApp sobre seus “possíveis benefícios”.
O nosso espírito, o nosso interior é determinante em nossas atitudes e comportamentos. Então, se a espiritualidade não estiver bem integrada, informações importantes se perdem, se "tomam os pés pelas mãos", e as tomadas de decisão em Saúde ficam mais complicadas, quando não caóticas e com mais prejuízo e sofrimento para todos/as. Por isso precisamos integrar a dimensão do cuidado espiritual junto com os cuidados sanitários! Isso é o que significa “cuidado ético”.