sexta-feira, 1 de agosto de 2014

De quem é a Culpa???? Lógico que é do Tigre!



Não tem como não comentar o assunto mais noticiado nos últimos dois dias.  Graças à tecnologia e câmaras por todos os lugares agora é possível registrar atitudes que não são novidades nos zoos. As cenas mostram uma criança de onze anos interagindo com o leão como se fosse um cachorro. Na outra cena provoca insistentemente o tigre, colocando a mãozinha pra dentro do recinto, sem nenhum medo. 
Próxima cena (essa incrivelmente não registrada) o tigre crava as presas na mão da criança e puxa-a na sua direção, torce o braço como faz com uma presa, e decepando o branco inteiro enquanto atrita com a grade e só para quando chega ao ombro. Próxima cena o pai com o filho de três anos dentro da área de proteção passando a criança que diz não sentir o braço.  Segundo relatos de visitantes o próprio pai colocou os dois filhos além da grade de proteção, inclusive incentivando a criança à alimentar o animal, com coxinha! Quase a criança morre, o pai entra em choque, a polícia investiga o zoológico e o porquê a guarda não estava na guarita naquele momento, e o zoológico isola o tigre, pobre do Hu, um tigre de apenas três aninhos de idade, que não sabe o que é liberdade e vive sozinho em uma jaula. Lá está ele´isolado na área de manejo!
               
As pessoas entrevistadas reprovam o menino, a mídia reprova o pai. Eles são culpados? Quem foi que ensinou a essas pessoas que elas não precisam ter medo de animais selvagens? Aliás elas não têm noção do que é ser um animal. A mídia mostra leões sendo abraçados, alimentados e até como animais de estimação. Será que já não era em tempo de ser ver o desserviço que a mídia atual tem prestado à nossa sociedade. A culpa é do pai, sim!  Não pode-se negar a negligência do pai, mas podemos atribuir toda a culpara à ele? Pra que servem os zoológicos?
Atualmente os zoos têm uma demanda de conservação e educação, mas ao entrevistar visitantes de zoológicos, eles dizem buscar recreação, momentos em família e poder ver animais que não fazem parte do dia a dia. Mais que isso não interessa! Então os zoológicos representam uma demanda social? As pessoas precisam interagir com a natureza? Se não o fizerem a distância entre a humanidade e os animais só tende a aumentar e a esperança da empatia aliada à conservação e manejo das espécies desaparecem. Mas a que preço se proporciona lazer e divertimento às pessoas? É imoral fazer mal para quem nos faz mal, e tirar a liberdade de um ser, prendê-lo em um espaço minúsculo, projetada justamente para que os animais fiquem visíveis às pessoas, é injustificável! Argumentos pró zoológicos dizem que a educação ambiental justifica o sofrimento. Educação ambiental? Ver um animal poderoso e majestoso como um leão e um tigre exibindo comportamentos estereotipados ou apáticos, dominados pela ambição humana, é educar uma criança? O fato ocorrido mostra que nem o menino nem o pai tem noção do que é um predador!
              
  A discussão a respeito dos zoológicos está borbulhando, os favoráveis dizem que é necessário oferecer ao público a oportunidade de ver animais grandes e ativos e até instituem programas de adestramento -  para que os animais controlem suas emoções e aceitem melhor a condição imposta - e que esses programas sejam assistidos pelas pessoas. O desejo de tocar faz com que alguns locais como parque das aves (Vejam as fotos aqui) e aquário de Paranaguá (Vejam fotos aqui) promovam essa oportunidade única! Pra quem???? Zoológicos modernos no cenário internacional e com destaque ao Zoológico de Gramado (confiram), buscam alternativas que promovam lazer e educação aos cidadãos, mas prezam o bem-estar dos animais. Recintos grandes, bem estruturados, e vidros entre os animais e as pessoas. Existem zoológicos que esses vidros, inclusive permite a pessoa ver o animal, porém o animal não vê, não ouve e não sente o cheiro de ninguém. Mas o recinto muito grande não me permite ver o animal! E daí??? Veja como interage com o espaço! Mas o recinto grande é difícil de fazer o manejo veterinário do animal! Adapta-se! Pois em primeiro lugar deve vir o bem-estar do animal. Não deve ser aceitável numa sociedade como a nossa que já desenvolveu tanta tecnologia e existe tanta alternativa ainda ter lugares que exibem os animais selvagens como vitrines. Está na hora da sociedade não buscar o culpado imediato ou soluções paliativas, está na hora de termos uma visão mais ampla. Questionar o que nos move a sermos tão egoístas e não conseguirmos ter alteridade pelo outro. Somos tão inteligentes! Claro que conseguimos formas mais eficientes de lazer, recreação, aprendizagem, conservação... sem os animais terem que pagar as contas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário