segunda-feira, 17 de junho de 2013

Destaques na semana de TCC-PUCPR



A semana de 10 a 14 de junho de 2013 foi marcada pela defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Biologia da PUCPR. Dentre tantas bancas esse semestre destaco duas. A primeira da Ana Laura Diniz, orientada minha e da Flávia Garbado, cujo objetivo foi investigar como o tema “bem-estar animal” está sendo abordado na internet, redes sociais e como é percebido por alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de Curitiba.  Tivemos a brilhante participação da Mestre Priscila Tamioso na banca que alertou para o cuidado que deve-se ter para não confundir o termo "bem estar animal" com "ética no uso de animais". O segundo foi relativo aos dados da formanda Gabriela Leviski - cujo trabalho acompanhei desde a concepção -  com um fantástico trabalho desenvolvido com distribuição de borboletas no Estado do Paraná, a aluna abrilhantou o curso com a magnitude do seu trabalho analisando mais de 27.000 registros, para o qual teve que aprender e dominar a utilização de soft
wares estatísticos. Mais um tema de interesse da Bioética ambiental foi desenvolvido pelo orientado da Flávia Garbado, o formando Diego Florêncio sobre espécies invasoras. Deixo meus parabéns a todos por mais uma etapa cumprida e sucesso nos novos desafios na carreira de Biólogo.

Um tira gosto dos trabalhos....

Avaliação da utilização, aplicação e percepção do termo “Bem estar animal”
 
Ana Laura Diniz Furlan; Flavia Roberta Amende Gabardo; Marta Luciane Fischer;

O rápido avanço tecnológico e cultural do homem tem resultado em sérios impactos ambientais. A sociedade necessita de novos paradigmas que norteie a relação do homem com a natureza, principalmente como os animais mantidos sob sua tutela. Dessa forma, a pergunta norteadora do presente estudo foi como o termo ”bem-estar animal” é percebido pela comunidade que utiliza da Internet, para pesquisas e entretenimento e como estudantes de. Utilizando de diagnósticos de avaliações através de análise de imagens do Facebook, sítios e a realização de grupo focal com estudantes, pode-se considerar que a sociedade e os estudantes tem a percepção de bem-estar sobre o animal que apresenta convivência, sendo na sua expressividade cães e gatos. diferentes realidades educacionais e em diferentes estágios de maturidade. Teve-se como hipótese inicial que este termo, todavia não esteja sendo utilizado e percebido de maneira ampla, mas sim focado na realidade em que o indivíduo está inserido e correspondente ao animal com o qual que tem mais convivência
Palavras-chave: Ambiente Escolar. Educação. Mídias Sociais.



REVELANDO PADRÕES DE RIQUEZA E COMPOSIÇÃO DE BORBOLETAS (LEPIDOPTERA: HESPERIOIDEA E PAPILIONOIDEA) NO PARANÁ, BRASIL

Gabriela Leviski e Eduardo Carneiro

As comunidades de borboletas (Hesperioidea & Papilionoidea) são frequentemente  reconhecidas por sua sensível alteração frente a diferentes aspectos ambientais o que as torna um grupo eficaz na determinação de qualidade de hábitat e efeitos antropicos, auxiliando consequentemente na ação de políticas de conservação. Tendo em vista a diversidade geológica, climática e biológica do Paraná, o presente trabalho objetivou reconhecer os padrões de riqueza e composição de borboletas no estado, contribuindo assim para a otimização do seu sistema unidades de conservação. O presente estudo baseou-se em informações de distribuição coligidas durante mais de 70 anos de registros históricos, presentes em coleções entomológicas e em bibliografia. Os registros coligidos foram transformados em mapas cuja distribuição das espécies eram representadas através de cinco diferentes metodologias e três tamanhos de escala, representadas através de quadrículas. Os valores de riqueza e composição obtidos foram correlacionados com esforço amostral, topografia, clima, remanescentes florestais e unidades de conservação. Verificou-se uma distribuição heterogênea da riqueza e da composição ao longo do estado. Independente da escala, a riqueza e a composição se mostraram correlacionadas entre si, apesar de apontarem diferenças sobre seus fatores determinantes. Os padrões de distribuição de borboletas no estado do Paraná se mostram influenciados por fatores tanto fitofisiográficos como climáticos, indicando que alterações nesses fatores devem acarretar em mudanças na distribuição das espécies. Observou-se que as áreas de maior riqueza coincidem com aquelas com o maior tamanho de remanescentes florestais, embora tal correlação não esteja presente para unidades de conservação. Algumas áreas com maiores dissimilaridades de fauna são representadas apenas por pequenos fragmentos desconectados no noroeste. Tais resultados sugerem que o plano atual de unidades de conservação do estado é ineficaz para a manutenção de determinados grupos da fauna, e que implementações visando sua otimização podem ser realizadas em remanescentes desprotegidos.
Palavras-chave: Conservação; biodiversidade; biogeografia; ecologia de comunidades, distribuição de espécies

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