quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O que você pensa sobre o Javaporco?





Inúmeras localidades do sul e sudeste do Brasil têm noticiado problemas com o javaporco, uma espécie selvagem resultado do cruzamento de porcos domésticos com javalis asselvajados que atualmente vivem em vida livre pelas matas brasileiras. No norte do Estado do Paraná há uma estimativa de que haja pelo menos 500 animais que invadem fazendas e destroem plantações. Apenas uma fazenda tem calculado um prejuízo de mais de 100 mil reais. Também no Paraná esses animais invadiram o Parque Estadual de Vila Velha em Ponta Grossa. O javali é originário da África, foi levado para Argentina e Urugai e cruzados com porcos domésticos e então utilizados para criação comercial, acabaram chegando ao Brasil na década de 1960 através do Rio Grande do Sul e agora estão migrando para os demais estados. O javaporco é um animal arisco, agressivo e grande, podendo chegar até 200 kg. Além de causar prejuízos econômicos, traz grandes impactos ambientais, principalmente pela competição com os porcos do mato como o Cateto e o Queixada. O que fazer com esse animal é um assunto polêmico, enquanto uma parcela da sociedade acredite a única estratégia seja o abate através da liberação da caça, muitos movimentos de direito animal, condena essa prática.

Veja as matérias sobre os problemas

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/02/25/no-parana-javaporcos-estao-destruindo-plantacoes-de-milho-em-fazendas-915938312.asp

http://www.parana-online.com.br/editoria/mundo/news/257834/?noticia=JAVALI+EXOTICO+AMEACA+ESPECIES+NATIVAS+DE+VILA+VELHA

http://plantadiretobrasil.blogspot.com/2010/09/javaporco-ameaca-producao-em-braganca.html

Veja o que pensa quem é contra a liberação da caça:

http://www.falabicho.org.br/PDF/RESUMO%20DA%20CA%C3%87A%20AO%20JAVALI.pdf

http://ogritodobicho.blogspot.com/2010/08/materia-sobre-acidente-com-javali-em-mg.html

http://ogritodobicho.blogspot.com/2010/08/normativa-do-ibama-cancelando-caca-ao.html

5 comentários:

  1. Como vivemos em uma grande cidade, não entramos em contato com a realidade de muitos Brasileiros, que ainda dependem da carne de caça par o seu sustento. A caça ainda ocorre amplamente em cidades do interior de todo o Brasil, por tanto se a caça do javaporco fosse liberada para as populações que vivem da caça, seriam dois problemas que poderiam ser solucionados, o problema da invasão dessa espécie tão agressiva, e poderia auxiliar para que as pessoas não cassem outros animais como tatus e cervídeos.

    Com certeza eu entendo a posição dos movimentos de direito animal a respeito do abate de animais invasores, pois a culpa não é do animal. portanto temos de começar a ver as questões de espécies invasoras de uma perspectiva mais ampla, tendo o abate controlado para alimentação e não de forma descontrolada e também visto que será pelo bem maior de conservar as espécies nativas que já sofrem inúmeras pressões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma questão de culpa é uma questão de lógica. Quem recrimina a caça de animais "EXÓTICOS" não sabe o que está falando, é ignorante. A "NOSSA FAUNA" precisa ter acesso aos alimentos que esses animais predam.

      Excluir
  2. Engraçado que as ONGs de direitos animais só se posicionam quando se trata de aves e mamíferos, ninguém se importa com répteis, anfíbios e principalmente os invertebrados exóticos! O Javaporco está causando problemas e a caça deve ser liberada SIM, pois o impacto que essa espécie está causando sobre as nativas é absurdo.

    Nunca vi ninguém fazendo campanha sensacionalista pedindo para não jogar sal em um caramujo-africano, mas quando falamos em erradicar javaporco ou pombo-doméstico (que causam MUITOS problemas) por exemplo, as pessoas se revoltam! Temos que nos preocupar com o bem-estar das nossas espécies nativas, que são as responsáveis pelo equilibrio do ambiente em que vivem!!!

    ResponderExcluir
  3. O Javalí não é originário da África (lá existe um "javali" chamado de facocero que nada têm haver com este presente no Brasil em seus diferentes graus de cruzamento) e sim da EUROPA. Ele foi trazido para Argentina e para o Uruuai para os ditos "Cotos de Caça" onde sua caça traz grande retorno financeiro (o que poderia muito bem ser feito no Brasil!), também foi trazido para ser criado e abatido em criadouros pela carne exótica e de valor alto (isso no Brasil). Por ter uma reprodução rápida e com grandes proles, e sem um predador específico sua população aumentou muito. No RS sua invasão se deu por exemplares que fugiram destes criadouros e mais ainda pela invasão de javalis selvagens provindos do Uruguai e Argentina em momentos de seca e estiagem do rio Uruguai, o qual foi atravessados pelos porcos em busca de comida. A caça controlada e fiscalizada do javali e seu hibridos é a melhor forma de controle desta espécie que já se tornou uma praga.

    ResponderExcluir
  4. Em Santo Antonio do Rio Grande está aparecendo o Javaporco também, parece que vieram de uma fazenda em Passa-Quatro, de onde foram soltos na natureza. Estou em dilema sobre o que fazer com eles no nosso sítio.(vimos rastros de um casal). Eu gostaria muito de saber se há alguma alternativa à caça, e qual que é a urgência para tomar uma medida... Alguém de vocês sabe dizer? Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir