Jane Goodall



Que Biólogo nunca ouviu falar da Jane Goodall? E não se encantou, chorou e desejou ser ela vendo o documentário “Os Chimpanzés Selvagens” (veja na lista ao lado)? Essa fantástica pesquisadora é um marco para Etologia, assim como foi Darwin para ciência, ela demonstrou comportamentos humanos nos primatas e quebrou uma séria de crenças de que determinados comportamentos (bons ou ruins) como, por exemplo, a compaixão e a vingança – eram exclusividades nossas. A inglesa, aos 23 anos, mesmo sem a formação necessária, aceitou o desafio de trabalhar como assistente do antropólogo Louis Leakey no Kenia e posteriormente, em 1960, foi trabalhar no Parque Nacional de Gombe (Tanzania). Jane acreditava que ficaria no máximo dois anos e ficou mais de vinte. No começo tudo foi muito difícil, até mesmo encontrar os animais, mas a grande recompensa de Jane veio quando um dos lideres do bando permitiu que ela lhe fizesse catação. Jane se casou com um cinegrafista da National Geographic, que ficou meses com ela elaborando o documentário, e tiveram um filho, que cresceu em Gombe. Diante de toda a sua contribuição para ciência ela recebeu o titulo de doutor honorário em etologia em 1965. O Instituto Jane Goodall (link abaixo) foi fundando em 1977 e atualmente ela viaja pelo mundo dando conferencias em prol da defesa dos animais. Eu sempre fui admiradora da Jane, desde das minhas primeiras aulas de Etologia a quase 20 anos... e para minha enorme surpresa, um aluno da minha primeira turma de Biologia da PUCPR - o querido Alberto - me manda uma foto ao lado da Jane, quase morri!. Hoje a minha homenagem para ela e para ele é a postagem dessa foto e para quem não conhece o documentário sugiro que vejam.

Instituto Jane Godall - http://www.janegoodall.org/

Entrevista: http://www.europarl.europa.eu/news/public/story_page/064-96305-323-11-47-911-20101119STO96281-2010-19-11-2010/default_pt.htm

Fotos: http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-128/fotos/jane-goodall-estudo-comportamento-chimpanzes-605694.shtml