Sobre aranhas, baratas e cachorros.... seria um bom título para um livro do Saramago!




Os TCC do Laboratório NEC esse semestre foram bem variados. O Massao apresentou os resultados sobre as aranhas sinantrópicas de Curitiba. A Maria Fernanda, apresentou os resultados de anos de estudo com suas baratas, teve seu trabalho bastante elogiado pela qualidade dos dados e profissionalismo na condução de suas pesquisas. Dentre os resultados mais interessantes tem-se a comprovação da importância da vida em grupo para sobrevivência das ninfas e principalmente se estiver com a mãe. A Maria Eugênia deu um show na sua pesquisa sobre a percepção dos tutores de cães a respeito do quão benéfico é a rotina e os estímulos para seus cães. Para maiores informações entrar em contato com os autores. Abaixo o resumo dos trabalhos

e...

Sucesso pra nós!


Pycnoscelus surinamensis é uma espécie partenogenética de importância médico-sanitária e forense. Porém, pouco é sabido sobre suas principais estratégias de sobrevivência que maximizam as chances de sucesso em novos ambientes. Assim, o objetivo do estudo foi avaliar a importância de co-específicos e da umidade para sua sobrevivência. O trabalho foi conduzido no NEC-PUCPR, de junho/2009 a maio/2010. Um etograma e cinco experimentos foram realizados. No primeiro, analisou-se a biologia da espécie; no segundo, resistência relacionada ao gênero; no terceiro, resistência à desidratação; no quarto, influência da dieta alimentar; e no último, mortalidade na criação coletiva. Os dados mostraram que a busca por alimentos úmidos e a vida em grupo são estratégias de sobrevivência da espécie. E ainda, as fêmeas foram mais resistentes contra a desidratação. Tais dados confirmam as hipóteses de que o coletivo e a umidade são fatores importantes na sobrevivência de P. surinamensis. Mostrando que apesar de possuir hábitos generalistas a espécie teve que desenvolver mecanismos alternativos de sobrevivência.



Este trabalho teve por objetivo inventariar as aranhas sinatrópicas do município de Curitiba e verificar a relação dessas aranhas com a família Sicariidae. Foram inspecionados substratos antrópicos presentes no intra-peridomicílio da área urbana. Os exemplares vistoriados e coletados somaram o total de 987 indivíduos, agrupados em 15 famílias, sendo, Sicariidae, Pholcidae e Thereiididae as mais freqüentes.


O bem-estar de animais de companhia ainda é pouco estudado, o que resulta em sua difusão deficiente. O objetivo do trabalho foi diagnosticar a percepção dos tutores de cães sobre BEA, estímulos oferecidos, rotina e projeção do comportamento do tutor sobre o cão. Para isso, um questionário foi aplicado com questões relativas a BEA, enriquecimento ambiental e rotina do cão e do tutor a vinte moradores de apartamento e vinte moradores de casa. O resultado demonstrou equilíbrio entre estímulos e rotina, diferenças entre os grupos estudados, além da projeção sobre a conduta do cão. Concluiu-se que é necessária a implantação de programas de educação ambiental para difundir informações e esclarecer dúvidas sobre o bem-estar de animais de companhia com a finalidade de melhorar a qualidade de vida desses animais.