segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Proporção Áurea – será essa a fórmula do amor????



Já faz algum tempo que se sabe que a atratividade sexual tem relação com as proporções corporais. Alguns estudos com aves já evidenciaram que a fêmea avalia o macho pela proporção das penas da cauda. Provavelmente a simetria seja um sinal de saúde e bom sistema imunológico e seja reflexo de uma boa divisão celular no início da formação do embrião, uma vez que mutações ou pressões ambientais impedem a simetria perfeita e isso implica em impactos para o resto da vida. Uma boa simetria pode, então, evidenciar que as características genéticas do individuo permitiram sobreviver ao desenvolvimento e de que é saudável e fértil.
Não devemos esquecer que a vida é um ritmo: das divisões celulares, das produções dos hormônios, do movimento do sol e da terra, das estações do ano... Também não podemos esquecer que o elemento base da vida na terra é o carbono que a sua estrutura permite um determinado arranho espacial dos elementos com os quais se liga. Assim, todos os seres vivos compartilharão essa “forma orgânica”. E de fato existe um número (constante real algébrica irracional com o valor de 1,6180) chamado de proporção áurea compartilhada por todos os seres vivos e pelo universo. Se trata de uma seqüência numérica que aparece na natureza, no DNA, na refração da luz, dos átomos, nas vibrações sonoras, no crescimento das plantas, nas espirais das galáxias, dos marfins de elefantes, nas ondas no oceano, o tamanho das falanges, ossos dos dedos, furacões, até na relação dos machos e fêmeas de qualquer colméia do mundo, e por ai vai... e como não poderia deixar de ser a arte passou a usar essa proporção como base para a busca da estética perfeita e aplicar em pinturas e até na arquitetura (por exemplo nas pirâmides).


O biólogo evolucionário Randy Thornhill estuda as proporções humana a 15 anos e mostra em suas pesquisas (veja o site pessoal: http://www.unm.edu/~hebs/pubs_thornhill.html ) que rostos mais simétricos são preferidos e que a diferenças são extremantes sutis para serem percebidas conscientemente. Ele descobriu ainda que homens mais simétricos têm olfato melhor e mais prazer sexual e que a mulher que tenha a cintura 30% menor que os quadris são mais atrativas (e isso independente do peso!) e ainda têm menos incidência de doenças cardiovasculares, câncer e diabete e têm mais chances de engravidar!!!. Além da saúde a simetria pode denunciar a fertilidade. Devido aos hormônios afetarem na estrutura do rosto feminino e masculino e a idade encobrir os traços do queixo pode tornar ambos menos atrativos.

Pesquisas recentes em busca da beleza ideal para nossa espécie chegaram a algumas proporções atrativas como a distância entre olhos e boca deve ser de 36% do comprimento do rosto, enquanto cada olho deve distante um do outro a 46% da largura do rosto (de orelha a orelha), que nada mais é que uma proporção dourada de 36/46, encontrada, por exemplo, na cantora canadense Shania Twain. Os cientistas estão avaliando agora qual é a proporção áurea do rosto masculino. E agora?.... É só procurar o cirurgião plástico mais próximo com a fórmula na mão???

Um comentário:

  1. Heheh não sei Marta mas por via das dúvidas é bom guardar esses números mágicos, que podem ser úteis no futuro. Muito bom o texto!

    ResponderExcluir