sábado, 21 de fevereiro de 2009

O que é comportamento?

A primeira questão que precisa estar bem elaborada para damos continuidade a estudos mais profundos sobre etologia é "o que é comportamento" diferentes áreas da sociedade que trabalham com seres-vivos (biologia, medicina, filosofia, pedagogia, sociologia....) terão a sua definição, mas todos devemos estar cientes que uma das características dos seres-vivos, ou melhor, da célula viva, é a reação ao meio interno e externo e a adequação da posição do seu corpo e da direção do seu movimento a fim de se adaptar, sendo que essa adaptação resultar na sobrevivência do individuo com o intuito maior que haja o sucesso reprodutivo para a espécie. Só até aqui temos pontos para uma ampla discussão. Mas antes de darmos continuidade para compreensão desses pontos, devemos inserir a Etologia, dentro desse contexto. A Etologia é uma ciência que estuda o comportamento animal (suas causas e funções) sob o ponto de vista ontogenético e filogenético, logo considera como o comportamento foi modelado pela evolução e hoje está presente em diferentes grupos. Inicialmente só quero levantar a questão da diferenciação do comportamento humano com o comportamento animal. Quando alguém faz alguma coisa ruim, costumamos dizer que ele agiu como um animal, quando alguém faz algo grandioso, dizemos que uma pessoa muito humana. Temos incorporados em nossa cultura que o instintivo é perigoso sem o controle de nossa mente extremamente consciente. Assim, uma das características consideradas essencialmente humana é a Compaixão, o se colocar no lugar do outro, se transportar para seu corpo e sentir exatamente o que ele está sentindo e então determinar suas ações a partir desse ponto. Por isso coloquei o vídeo acima, para que possamos refletir nesse instante sobre o quanto do nosso comportamento achamos que foi criado pela nossa inteligência, cultura, experiência e o quanto do nosso comportamento animal que modulou a nossa cultura... será que estamos realmente no controle? ou será que ainda somos produtos da evolução?

3 comentários:

  1. o que tentamos controlar, acaba nos controlando.

    ResponderExcluir
  2. Na minha concepção somos produtos da evolução,aonde por nossa frequentemente dualidade atribuimos aos genes e a mente uma distinção, o que no fato é uma coisa somente.
    Cultura, moral são apenas mecanismos evolutivos desenvolvidos, assim como coisas "humanas" como escrever uma sinfonia, pintar um quadro, o que houve é um deslocamento de atividades para garantir a sobrevivência direta, para algo menos direto mas que de alguma forma ofereça uma recompensa pra o individuo ou grupo para uma melhor capacidade de adaptação.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que ainda somos, e durante muito tempo (quem sabe pra sempre) continuaremos sendo produtos da evolução. Pois se nós somos podemos evoluir o meio em que vivemos e tudo o que nos cerca tende a evoluir também, para tanto vamos ter, sempre, de nos adpatar a isso.
    Diria ainda que os animais podem evoluir de forma mais ecelerada e inacreditavel do que nós, pois eles estão em contato maior com a natureza bruta que vem sofrendo modicações.

    ResponderExcluir